Em Manaus, a FMT-HVD realiza Seminário de Vigilância Epidemiológica sobre Surtos

FMT realiza Seminário de Vigilância Epidemiológica sobre Surtos/Foto>FMT

A Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) iniciou ontem, terça-feira (29), o 1º Seminário de Vigilância Epidemiológica sobre Surtos, evento que terá aduração de três dias e contará com profissionais da FMT-HVD, da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) e da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa-Manaus).

O seminário reúne profissionais de diferentes áreas da saúde, além de estudantes de graduação e pós-graduação, para criar e disseminar estratégias no combate de surtos de doenças de ocorrência na região e no Brasil, como sarampo e doença de Chagas.

“O objetivo principal é levar ao conhecimento dos profissionais e estudantes, em especial das áreas da saúde, estratégias de enfrentamento a surtos de doenças graves que ocorrem nas diferentes regiões do estado” disse a organizadora do evento, chefe do Departamento de Pesquisa da FMT-HVD, Graça Saraiva.

O diretor-presidente da FMT-HVD, Marcus Vinitius de Farias Guerra, afirmou que o evento é uma consequência da tradição da Fundação. “A FMT-HVD foi criada num contexto de surto de malária. Ainda na mesma década, em 1976, passamos por um surto de meningite no país inteiro, inclusive no Amazonas. Ao longo de anos combatemos surtos de hepatite B, leishmaniose, entre outras”, disse.

O Seminário vai promover a integração de conhecimento e dados de análise. “Antes, somente médicos participavam dessas investigações, agora temos uma equipe multidisciplinar para estabelecer uma estratégia de coleta de dados” disse Marcus Guerra.

Evento – O primeiro dia contou com a palestra de Marcelo Cordeiro, abordando os aspectos clínicos e tratamento da rabdomiólise, e com a palestra da enfermeira Liane Socorro Souza, da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS).

Na quarta-feira (30), o seminário será sobre sarampo, e na quinta-feira (31), último dia do evento, raiva humana e doença de Chagas.

Surto é a ocorrência de um evento relacionado à saúde que claramente exceda a expectativa normal, podendo envolver doença infecciosa ou não infecciosa.