Em Manaus, Centros Estaduais de Convivência preparam retorno das atividades com bailes de Carnaval

Centros de Convivências preparam retornos às atividades/Foto> Seas

Com o término do processo de acolhida e capacitação dos novos psicólogos, assistentes sociais, pedagogos e orientadores sociais, que somam um total de 48 profissionais, que vão compor a equipe de trabalho nos sete Centros Estaduais de Convivência administrados pela Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), o próximo passo é iniciar a fase de alinhamento das ações que serão desenvolvidas em 2020 e, para isso, todos os centros estão em processo de rematrícula; uns retornam com as atividades ao público em fevereiro, outros em março.

O Centro Estadual de Convivência do Idoso (Ceci), situado no bairro Aparecida, zona sul de Manaus, inicia as atividades deste ano no dia 03 de fevereiro com uma Colônia de Férias para 60 pessoas, que se estende até o dia 28, no horário das 08h00 às 11h00.

A diretora Ítala Rodrigues explica que está sendo preparada uma programação especial nesse período, com atividades físicas, aulões de ritmos, dança circular e zumba. Além disso, haverá sessão de embelezamento, com limpeza de pele, maquiagem e esmaltação, bem como oficinas de teatro e de máscara carnavalesca, cine pipoca e passeios em pontos turísticos da cidade, como Teatro Amazonas, balneários, entre outros.

No dia 14 de fevereiro, o Ceci da Aparecida também vai promover um baile de Carnaval para os idosos. Este será o 12º Baile de Máscara do Ceci, com a presença da corte do Carnaval, banda da Polícia Militar, marchinhas e bateria da Escola de Samba Aparecida, no horário das 14h00 às 20h00.

Já as atividades esportivas, culturais e educativas em parceria com os órgãos parceiros começarão no início de março. “Neste ano vamos contar com a parceria da Sejusc para emissão da segunda via da carteira de identidade dos idosos”, informou a diretora.

Cidade Nova – O Centro Estadual de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, situado no bairro Cidade Nova, zona norte, está em processo de rematrícula das várias modalidades com que trabalha. Com a chegada da nova equipe, a diretora Elizabeth Maciel disse que vai iniciar o processo de alinhamento das ações que serão implementadas neste ano.

Segundo a dirigente, está sendo feito um levantamento com os parceiros para verificar quais atividades físicas vão ser oferecidas, inclusive com a possibilidade de abertura de novas vagas. Com o Cetam, a direção está verificando a oferta de cursos; com a Secretaria de Cultura, ações na área de música, teatro, etc. A diretora também adianta que, na segunda quinzena de fevereiro, o centro vai abrir editais ofertando novas oportunidades, tanto nas atividades culturais como na qualificação profissional.

Após uma semana de integração com a nova equipe para executar o projeto no qual o CECF está inserido para executar, por meio da parceria com a Agência Amazonense de Desenvolvimento Econômico e Social (Aades), Elizabeth Maciel disse que a chegada dos novos profissionais, como assistentes sociais, psicólogos e pedagogos, é de suma importância para realizar o trabalho no Centro de Convivência. O baile de Carnaval do CECF Padre Pedro Vignola será realizado no dia 14 de fevereiro, a partir das 19h, para crianças e adultos.

Alvorada – O Centro Estadual de Convivência da Família Maria de Miranda Leão, no bairro Alvorada, zona centro-oeste, prepara grandes novidades para 2020, tanto em relação aos cursos, buscando oferecer novidades na área da beleza, como na parte elétrica, visando atender a necessidade de trabalhadores do Distrito Industrial de Manaus.

Com relação aos grupos de convivência realizados pela Seas, a diretora Kelly Tavares disse que vão ser mantidos os atuais grupos, sendo dois voltados para idosos, que funcionam às segundas-feiras, às 14h, e às quintas-feiras, às 9h. “Com a chegada da nova equipe técnica, vamos implantar outros grupos, sendo um voltado para mulheres e outro para adolescentes, uma vez que as demandas aqui no Centro são mais para esses dois grupos”, informou.

A demanda diária de frequentadores do Centro é de 600 pessoas nos três turnos, entre os grupos de convivência, usuários da Secretaria de Educação e Desporto e do Cetam. O CECF Maria de Miranda Leão funciona das 8h às 21h, de segunda a sexta-feira. O baile de Carnaval do espaço vai acontecer no dia 17 de fevereiro, das 14h às 16h.

Santo Antônio – O Centro Estadual de Convivência da Família Magdalena Arce Daou, situado na avenida Brasil, Santo Antônio, zona oeste, oferece à comunidade um leque de atividades voltadas para a promoção da saúde, bem-estar, a profissionalização e o contato com diversas manifestações artístico-culturais.

A diretora Leila Bena disse que está sendo feito um novo cronograma de atividades do Centro para 2020. O início dos trabalhos está marcado para o dia 03 de fevereiro. “Durante toda essa semana estão sendo feitas inscrições para os novos frequentadores”, informou a diretora.

No centro são ofertados cursos na modalidade de dança, teatro e coral, teclado para iniciantes e violão, atendendo à demanda manifestada pela população local. O baile de Carnaval do Magdalena vai acontecer no dia 19 de fevereiro, das 14h às 19h.

Mutirão – O Centro Estadual de Convivência da Família Teonízia Lobo, situado no bairro Amazonino Mendes (Mutirão), zona norte, vai retomar as atividades ao público no dia 3 de fevereiro, com alguns grupos de convivência, assim como realizando alguns cursos de curta duração, enquanto os cursos de longa duração iniciam a partir de março.

A diretora Anália Mota informa que o CECF vai participar da segunda edição do programa “Muda Manaus”, que vai acontecer no dia 15 de fevereiro no bairro Jorge Teixeira. A expectativa para a segunda edição do programa é reunir também diversas secretarias estaduais, entre as quais a Seas, com a oferta de serviços para a comunidade.

O baile de Carnaval do centro vai acontecer no dia 21 de fevereiro, das 18h às 22h, com a proposta de resgate das marchinhas de Carnaval e a finalidade de envolver as famílias e a comunidade.

Raiz – O Centro Estadual de Convivência da Família André Araújo, situado no bairro da Raiz, zona sul, está na fase do planejamento para definir sobre as atividades macro de 2020. A diretora Cibele Freitas aponta que o local atende à família como um todo, desde crianças, jovens, mulheres e idosos.

Além da Seas, há outros dois parceiros importantes do espaço: o Cetam, ofertando uma gama de cursos de qualificação profissional e a Secretaria de Educação e Desporto, com a parte esportiva, com várias atividades. O baile de Carnaval do CECF vai acontecer no dia 28 de fevereiro, no horário das 17h às 22h.

Japiim – O Centro Estadual de Convivência da Família 31 de Março, situado no bairro do Japiim, zona sul, tem como objetivo trabalhar a saúde física dos usuários da unidade, sem esquecer a saúde mental, visando propiciar a socialização, inclusive aos idosos.

O CECF atende crianças, adolescentes, adultos e idosos. “Além dos grupos de convivência, temos turmas de ballet com crianças, que levam muito a sério as aulas”, disse a diretora Mirleide Santera, destacando que baile de Carnaval do Centro vai acontecer no dia 13 de fevereiro, no horário das 14h às 17h.

Avanço importante – Para a diretora do Departamento de Proteção Social Básica (DPSB), Francizelma Fonseca, a chegada dos novos profissionais aos Centros de Convivência foi muito esperada pela gestão da Seas, por conta da importância do atendimento técnico e especializado nos sete espaços administrados pelo Estado.

“Já estávamos há algum tempo com essa carência de profissionais, o que representa um avanço muito grande para proteção social básica na cidade de Manaus em 2020”, disse, ressaltando que com a nova equipe profissional vai ser possível atender dentro da perspectiva da política de Assistência Social.