Segundo o edital, pode participar do concurso qualquer aluno da rede pública ou particular que tenha concluído o ensino médio ou que esteja cursando a partir do 2º ano. A exceção é para o curso técnico em Radiologia, cujo pré-requisito é ser maior de 18 anos e ter finalizado o ensino médio. Para as especializações também é preciso que o candidato já tenha concluído um curso técnico.
“Sabemos que um curso técnico é muito almejado por estudantes como uma forma de mudar de vida, então vemos como essencial a realização de mais um concurso de bolsas para que consigamos impulsionar o sonho dessas pessoas. Também por isso, independente da colocação no certame, iremos conceder 15% de desconto para todos os participantes que não zerarem a prova”, afirma a diretora técnica e pedagógica do Centec, Eliana Cássia de Souza.
Os candidatos agraciados com as bolsas disponibilizadas pelo concurso poderão se matricular em qualquer um dos cursos da instituição, obedecendo aos pré-requisitos. O Centec oferece ensino técnico nas áreas de gestão e negócio, ambiente e saúde, infraestrutura, informação e comunicação, segurança, produção industrial, controle e processos industriais. A lista completa está no site da escola, já informado acima.
Provas
A prova, com questões objetivas, será realizada no dia 24 de julho, às 9h, na sede do Centec. Os portões serão fechados 15 minutos antes do início da avaliação, ou seja, às 08h45. O candidato precisa comparecer com o comprovante de inscrição e um documento de identidade oficial com foto.
O conteúdo da prova abrangerá assuntos das três séries do ensino médio em quarenta questões, sendo 15 de língua portuguesa, 15 de matemática e 10 de conhecimentos gerais. O candidato só poderá deixar o local da prova uma hora após o início do exame.
As bolsas de 100% serão concedidas para os três primeiros colocados no concurso. Já os classificados entre o quarto e sexto lugar receberão bolsa de 50%. Entre o sétimo e o décimo colocado, as bolsas serão de 30%. Já as bolsas de 15% serão oferecidas a todos os candidatos externos que não zerarem o certame.
Doações
A diretora técnica pedagógica do Centec, Eliana Cássia de Souza, ressalta que a preocupação da escola em facilitar a participação de estudantes no projeto se estendeu para a própria inscrição. A escola optou por não cobrar taxa de participação do concurso, substituindo essa opção pela doação de alimento não perecível.
“As iniciativas sociais transformam a realidade e geram oportunidades. Pensando nisso, criamos o Programa Centec Social, que desenvolve diversas ações que promovem a solidariedade e reafirmam o compromisso da nossa instituição com a sociedade em geral. Entre outras atividades, realizamos campanhas de arrecadação de alimentos para doações a instituições beneficentes”, explica ela.