Em Manaus, fumaceiro hoje está pior que ontem; se sair, use máscara

Pelo segundo dia consecutivo, Manaus amanheceu encoberta de fumaça proveniente das queimadas que assolam os municípios da Região Metropolitana. O fumaceiro da manhã desta quinta-feira(12), feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida, é visivelmente mais denso que o de ontem. Segundo o aplicativo Selva, que monitora a qualidade do ar, vários pontos da cidade apresentam níveis péssimos de poluição do ar, colocando a capital amazonense com um dos piores índices do planeta.

O Centro de Cooperação da Cidade (CCC) anunciou que Manaus está em estágio de Mobilização por conta da fumaça, o que significa que há riscos de ocorrências de alto impacto na cidade devido a um evento previsto ou a partir da análise de dados provenientes de especialistas.

A situação preocupa ainda mais pois hoje é feriado religioso e comemoração do Dia das Crianças, com diversas programações agendadas para celebrar as datas, incluindo atividades ao ar livre, missas e procissão em homenagem a Nossa Senhora. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) divulgou uma série de recomendações para a população se proteger da fumaça:

Evite sair, e se precisar sair, use máscara – Beba água e mantenha-se hidratado – Lave olhos e nariz com soro fisiológico para evitar o ressecamento e o agravamento de quadros de irritação – Em casa, use umidificadores, vaporizadores ou uma bacia com água para deixar os cômodos mais úmidos – Evite aglomerações, circular em áreas próximas a queimadas e sair no horário de maior calor, desde o final da manhã até o meio da tarde. (Portal Marcos Santos)