Em Manaus, profissionais da Policlínica Codajás recebem treinamento para aplicação do teste RT-PCR

FOTOS: Islânia Lima/Policlínica Codajás

Os profissionais da Policlínica Codajás, unidade vinculada à Secretaria de Saúde do Estado (SES-AM), receberam capacitação, nesta quinta-feira (08/04), promovida pelos especialistas do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), para realização da coleta do exame RT-PCR para detecção de Covid-19.

A testagem faz parte do plano de contingência para enfrentamento da Covid-19 no Estado; e será realizada em pacientes que estarão aguardando para realização de consultas e exames, durante a triagem, que forem identificados com sintomas gripais.

Técnicos do Lacen também realizaram, nesta quinta-feira, a capacitação nas Policlínicas Cardoso Fontes e Zeno Lanzini. Na sexta-feira (09/04), o treinamento será com as equipes das Policlínicas Antônio Aleixo, Governador Gilberto Mestrinho e João dos Santos Braga.

Para a gerente de enfermagem da Policlínica Codajás, Maria Leonide Brandão, que participou do treinamento, a realização do exame irá proporcionar mais segurança para os profissionais da unidade.

“É uma oportunidade de testarmos o paciente e poder orientar com mais rapidez todos os protocolos que precisará seguir. Este exame é de suma importância para conter a contaminação de mais pessoas e também proteger a todos com a rapidez da detecção”, ressaltou a enfermeira.

O diretor da Policlínica Codajás, Reiner Figueiredo, afirmou que o teste de RT-PCR será realizado a partir da próxima semana, com o envio de lotes do exame pela Central de Medicamentos do Amazonas (Cema).

“Com os testes na policlínica e nossos profissionais treinados daremos início aos atendimentos e detecção desses pacientes, que terão nossa atenção a partir do momento que apresentarem os sintomas dentro da unidade”, disse o diretor.

Orientação à população – Após a realização do exame, o paciente com sintomas gripais será orientado a procurar, preferencialmente, uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para receber atendimento médico e orientações conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS).

O resultado do teste estará disponível para a população em até 48 horas, no site da FVS-AM, http://www.fvs.am.gov.br/, no link ‘Resultados Lacen/FVS’ mediante consulta pelo CPF.