Encontro de Gestores Fortalecerá Sistema de Controle Interno da Administração Pública do AM

FOTOS: Sérgio Velozo / CGE

A Controladoria Geral do Estado do Amazonas (CGE-AM) realizou, nesta segunda-feira,(21/03), na sede do Governo do Estado, por meio de sua Subcontroladoria de Controle Interno, o “Encontro de Gestores para o Fortalecimento do Sistema de Controle Interno”.

Durante o encontro, o presidente do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), conselheiro Érico Desterro, palestrou sobre o fortalecimento do controle interno da administração pública.

FOTOS: Sérgio Velozo / CGE

“O controle externo, como é no Tribunal, não existe para valer se não houver controle interno de qualidade. Pode haver um grande esforço de se fazê-lo, mas se o controle não funcionar, o externo sempre ficará aquém”, destacou o presidente da Corte de Contas, que parabenizou a CGE pelo encontro.

O evento contou, ainda, com a premiação de cinco órgãos da administração direta e indireta, devido ao desempenho de boas práticas no controle interno. Foram premiados a Secretaria Estadual da Fazenda, a Polícia Civil do Amazonas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas, Companhia de Desenvolvimento do Amazonas e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação.

Segundo o Controlador-Geral, Otavio Gomes, “homenagear os gestores que mais apoiam as atividades de controle interno, é de suma importância, pois incentiva cada vez mais as boas práticas na administração pública. Nosso compromisso é, e sempre será, o de reconhecer os dirigentes públicos que no esforço contínuo buscam a qualidade no serviço que prestam à população. Já estivemos muito lá atrás, e acredito que estamos avançando bastante com apoio do governador Wilson Lima”, disse Otávio Gomes.

A Subcontroladora de Controle Interno da CGE, Dra. Lucia de Fátima Magalhães, fez um breve relato dos avanços alcançados nessa nova fase. Entre as propostas para o ano de 2022, segundo ela, estão: “a implementação do plano de gestão de riscos no âmbito da CGE/AM, o apoio à criação de programa de integridade (Ministério Público, Sedecti, HPS João Lúcio), a publicação de manuais e cartilhas, a continuidade das ações de auditorias e monitoramento das determinações e recomendações dos órgãos de controle e a promoção de capacitação em parceria com a Sead”, adiantou a Subcontroladora da CGE, Lúcia Magalhães.