EPIs: Unidades de Saúde do AM já receberam cerca de 5,2 milhões de itens, em janeiro

FOTOS: Jamile Alves

Entre máscaras, aventais, luvas e macacões, as Unidades da Rede Pública Estadual de Saúde receberam um total de 5.238.640 de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), de 1º de janeiro até esta terça-feira (26/01). A distribuição de todo o material é realizada pela Central de Medicamentos do Amazonas (Cema), para unidades de saúde localizadas tanto na capital como no interior do estado.riPIsidades de Saúde espalhadas pelo Amazonas.

Distribuição – O abastecimento de EPIs e outros insumos farmacêuticos para o Estado é realizado a partir de um sistema on-line, no qual as unidades fazem o pedido dos materiais de forma direta, com a possibilidade de saber, previamente, o que foi e o que não foi possível ser atendido em cada solicitação.

O sistema é o Ajuri. Desenvolvido pelo Estado em 2008, a tecnologia passou a ser utilizada por unidades de saúde do interior na atual gestão do Governo do Estado. “O sistema organiza os processos de abastecimento e torna o atendimento dos pedidos mais rápido e organizado”, disse o coordenador da Cema, Cláudio Nogueira.

Após os trâmites on-line, a entrega de insumos ocorre por meio da Om Boat Logística, empresa terceirizada pelo Estado para realizar o recebimento, conferência, separação, expedição e distribuição das cargas. Ao todo, os galpões da empresa contam com 159 funcionários – 29 deles foram realocados de outro galpão, neste mês, para agilizar as entregas em decorrência do recrudescimento da Covid-19.

Novos farmacêuticos – As equipes de farmacêuticos de hospitais e SPAs da capital também foram reforçadas. Neste mês, 30 profissionais de Farmácia foram contratados pela SES-AM, para atuar em 11 unidades de saúde da capital, destinados especificamente para fazer o acompanhamento dos estoques de EPIs, medicamentos e PPS. O objetivo é auxiliar na programação de abastecimento de insumos pela Central.

Os farmacêuticos já estão em atuação no Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, Platão Araújo, João Lúcio; nos Hospitais da Criança da zona sul e da zona oeste de Manaus; na Maternidade Balbina Mestrinho e Instituto da Mulher Dona Lindu; além dos SPAs do Coroado, Alvorada e Galileia. O Hospital Nilton Lins, unidade de referência para a Covid-19, também recebeu profissionais.