Escolas da rede estadual e Ufam terão apenas aulas online, em face dos ataques

Foto : Divulgação

As aulas presenciais nas escolas estaduais e na Universidade Federal do Amazonas (Ufam) estão suspensas, nesta segunda (07/06). A mesma coisa nas escolas estaduais. A decisão, que havia sido tomada mais cedo, em relação às escolas municipais, foi anunciada agora à noite. As escolas da rede privada também estão tomando a mesma medida.

A Ufam emitiu comunicado, na noite deste domingo (06/06), anunciando a decisão de suspender a presença dos alunos. “Considerando a recente onda de violência, e os inúmeros ataques ocorridos na cidade nas últimas 24 horas, informamos que as atividades acadêmicas programadas para amanhã sejam exclusivamente EAD, a fim de preservarmos a integridade física e psicológica de servidores e alunos. Continuaremos acompanhando as notícias. Desejamos que todos possam estar em segurança”, diz a nota. Quem assina é Maria do Socorro de Lucena Cardoso, diretora em exercício de Ensino e Pesquisa.

A Seduc informou a suspensão das aulas em comunicado lacônico. “O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), informa que as aulas nas escolas da rede estadual serão realizadas apenas na modalidade remota, nesta segunda-feira (07/06)”, diz a nota, distribuída pela assessoria de Comunicação.

Ataques

Durante esta noite, os ataques continuam. Tiros foram disparados contra a sede do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram). E até contra o 24º Departamento Integrado de Polícia (DIP), onde policiais responderam à provocação de criminosos. Nos dois locais vidros foram estilhaçados por disparos.

Os ataques começaram na madrugada deste domingo (06/06), em resposta à morte de Erick Batista Costa, o Dadinho. Tido como “conselheiro” do grupo do crime organizado Comando Vermelho (CV), o criminoso foi morto ao responder a tiros uma abordagem de policiais da Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam).

O sistema de transporte coletivo de Manaus foi o primeiro alvo. Pelo menos cinco ônibus foram incendiados e perdidos. Outros dois ficaram danificados. E inúmeros outros veículos, principalmente microônibus, foram incendiados.

Os ônibus não circularam por toda a manhã e chegaram a ensaiar deixar as garagens, na troca de turno, ao meio-dia, mas logo depois foram recolhidos. Não há previsão para a normalização do sistema. O Sinetram anunciou que o nada do sistema funcionará nesta segunda.(Portal Marcos Santos)