Esmam publica gabarito preliminar da prova do novo ‘Curso Preparatório à Carreira da Magistratura’

A Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam) publicou, na manhã desta segunda-feira (29/01), o gabarito preliminar da prova seletiva para a nova edição do “Curso Preparatório à Carreira da Magistratura”, realizada na manhã de domingo (28). O gabarito está disponível no site da Esmam e pode ser acessado pelo link: https://www.tjam.jus.br/index.php/transparencia-esmam/editais-2/editais-2024/39405-gabarito-esmam-2024/file . Conforme o Edital do Processo Seletivo, os candidatos têm prazo de 48 horas, a contar da publicação, para interpor recurso. A prova ocorreu nas dependências da Faculdade Santa Teresa, no conjunto Vieiralves e, neste ano, de forma inédita, o curso ofertado pela Esmam passa a ser oportunizado a bacharéis em Direito com baixa renda.

Juiz

O juiz do TJAM João Gabriel Cirelli Medeiros, coordenador do Curso Preparatório, acompanhou no domingo a aplicação das provas e destacou a iniciativa do desembargador Flávio Pascarelli, diretor da Esmam, em relação à estrutura do curso e à proposta de gratuidade. Medeiros frisou que o curso envolve dois projetos, o que é voltado à comunidade, oferecendo a oportunidade de as pessoas terem acesso à formação e se prepararem em um ambiente de excelência, e o que convoca os juízes a participar da vida acadêmica.

“O curso será todo ministrado por colegas juízes, a prova que está acontecendo hoje (domingo) foi toda elaborada por 12 magistrados, e já temos 28 juízes interessados em lecionar. Teremos, também, alguns convidados que já possuem experiência com concursos para magistratura e colegas das outras carreiras, como Ministério Público, Procuradorias e Defensoria Pública, que se mostraram interessados em atuar na formação desses candidatos”, disse João Gabriel Medeiros.

Em relação aos critérios de seleção, o juiz coordenador explica que o curso foi pensado para a população exclusivamente de baixa renda, principal requisito para que a pessoa possa participar da formação.

“Houve comprovação de renda, esses documentos serão avaliados, e a ideia é essa: dar oportunidade para quem não poderia pagar um curso como este, e eu não vejo um curso deste porte no Amazonas e talvez em lugar nenhum, ofertado para a população de forma totalmente gratuita. É uma forma de democratizar o acesso à magistratura. Esse tipo de curso é, em geral, de alto custo, as pessoas com menor poder aquisitivo não conseguem participar”, destacou João Gabriel.

Coordenador

O coordenador-geral de cursos da Esmam, juiz Saulo Góes Pinto, ressaltou que a aplicação das provas, assim como todo o processo de seleção, está ocorrendo de forma rigorosa e democrática, dando oportunidade a uma parcela da população que não teria condições de arcar com os custos de um curso dessa magnitude.

“Desejamos sucesso a todos os candidatos e esperamos que este momento seja o início de uma nova carreira, que eles possam competir de forma justa com outros postulantes à carreira jurídica”, afirmou ele, que também acompanhou a aplicação das provas.

Enquanto aguardavam a abertura dos portões, alguns concorrentes declararam suas expectativas. “Eu vejo como uma oportunidade para me tornar uma magistrada e sou muito grata por esta oportunidade”, disse a candidata Karina de Souza Pedrosa. Elias Barbosa, que concorre para uma vaga destinada a pessoas pardas, ressaltou que “a prova será uma oportunidade para muitos de nós realizarmos o sonho de adentrar na carreira da magistratura”.

Larissa Renata Alves Lima afirmou que “as expectativas para a seleção são boas, e é muito importante esta oportunidade para conseguirmos alcançar o sonho de sermos magistrados”. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: esmam@tjam.jus.br.(Portal Marcos Santos/LR Notícias)