Dentre inscrições de 35 universidades de dez países diferentes, alunos da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) foram classificados para o Concurso Interamericano de Audiências Temáticas de Direitos Humanos, promovido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) em Buenos Aires, na Argentina, no próximo mês de setembro.
Angeli Alexandra, Dave Sicsu, Débora Lacerda e Lucimar Prata formam a equipe de estudantes das áreas de Administração, Direito e Medicina que uniram suas pesquisas sobre violação de direitos humanos na comunidade LGBTI+, por meio da Clínica de Direitos Humanos e Direito Ambiental da UEA.
Com apoio da coordenadora da Clínica, professora Sílvia Maria Loureiro, e de professores da Escola Superior de Ciências Sociais (ESO/UEA) e Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA/UEA), os quatro jovens se inscreveram no concurso.
“A UEA é a principal apoiadora. O processo conta com uma série de requisitos, como a diversidade de membros, tanto quanto ao gênero como quanto à área de estudo, participação e ativismo na causa dos direitos humanos, cartas de recomendações e carta de motivação”, disse a aluna do curso de Direito, Lucimar Prata.
Esta é a primeira vez que a UEA será representada na competição, que neste ano traz como temática “Violência e Discriminação contra Pessoas LGBTI”. “Somos uma equipe formada por quatro alunos de três áreas distintas do conhecimento, mas que possuem um interesse em comum: a construção de uma sociedade mais igualitária e que cada vez mais se adapte às realidades”, acrescentou a aluna