Estudantes do Norte conquistam 494 medalhas em Olimpíada OBMEP

Foto: Divulgação

Maior olimpíada científica do país, a OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) vai premiar 494 estudantes de escolas da região Norte do Brasil com medalhas de ouro, prata e bronze pelo desempenho que alcançaram na 17ª edição da competição. Realizada pelo IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada), a iniciativa reuniu 18,1 milhões de jovens dos Ensinos Fundamental e Médio nesta edição, que alcançou 99,78% dos municípios brasileiros e mais de 54 mil escolas.

Na região Norte, 11 estudantes conquistaram a medalha de ouro. Outros 76 alunos levaram a medalha de prata e 407 foram premiados com a de bronze. O Amazonas foi o campeão de medalhas na região Norte. Seus estudantes conquistaram 122 no total, sendo 6 de ouro, 38 de prata e 78 de bronze.

Pará foi o segundo na região com mais medalhas, com 105 no total, seguido de Rondônia e Roraima, cada um com 66, Acre e Amapá, ambos com 61 medalhas cada e, por fim, Tocantins com 13 medalhas.

Em todo o Brasil, a 17ª OBMEP vai conceder 575 medalhas de ouro, 1.725 de prata, 5.175 de bronze e 51.900 certificados de menção honrosa. Também foram premiados professores, escolas e Secretarias Municipais de Educação que se destacaram em virtude do desempenho dos alunos. As cerimônias de premiação da 17ª OBMEP acontecerão em data a ser definida. A lista de todos os premiados pode ser conferida neste link.

Os medalhistas são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) como incentivo e promoção do desenvolvimento acadêmico. Os participantes têm direito a encontros presenciais ou virtuais para aprofundar o conhecimento matemático e os estudantes de escolas públicas recebem uma bolsa de iniciação científica do CNPq no valor de R$ 100 mensais.

Os medalhistas matriculados em cursos de graduação também podem participar da seleção para o Programa de Iniciação Científica e Mestrado (PICME). Os selecionados têm a chance de fazer estudos avançados em matemática junto com a graduação, em qualquer área, e recebem uma bolsa de Iniciação Científica do CNPq no valor de R$ 400 mensais.

Sobre a OBMEP

Criada pelo IMPA em 2005, a OBMEP é realizada com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC). A OBMEP pretende popularizar o ensino da Matemática entre estudantes do ensino Fundamental e Médio, identificar jovens talentosos e promover inclusão social pela difusão do conhecimento.

Este ano, a olimpíada expandiu a faixa etária dos participantes com a criação da Olimpíada Mirim – OBMEP, voltada para alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Com a participação de crianças a partir de 6 anos, a iniciativa é a primeira competição nacional de matemática para alunos tão jovens. O objetivo é transformar a relação com a disciplina desde as séries iniciais.