Ex-comandante do Exército diz que não removeu acampamento em Brasília por ordem de Bolsonaro

Foto: Reprodução

No entanto, a ordem foi suspensa por Freire Gomes, que entrou em contato com o general no mesmo dia e vetou qualquer intervenção no acampamento, alegando ter recebido instruções do então presidente Bolsonaro.

Freire Gomes foi ouvido pela PF na última sexta-feira, 1º, e a oitiva chamou a atenção por implicar diretamente o ex-presidente na trama. Quem também confirmou a ação de Jair Bolsonaro às autoridades foi o brigadeiro Carlos de Almeida Batista Jr. As informações são da jornalista Míriam Leitão, do jornal O Globo.

Depoimentos comprometem Bolsonaro
Os ex-comandantes do Exército, Freire Gomes, e da Aeronáutica, Carlos Baptista Júnior, forneceram detalhes à Polícia Federal sobre as articulações golpistas lideradas pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. Em depoimento, eles afirmaram ter participado de uma reunião convocada por Bolsonaro para discutir uma minuta de um decreto golpista.

As oitivas foram consideradas cruciais pelos investigadores, pois confirmaram as suspeitas iniciais da investigação e acrescentaram novos elementos para aprofundar o caso.

Freire Gomes prestou depoimento na última sexta-feira e confirmou sua presença na reunião relacionada ao decreto golpista, conforme informações da CNN.

Segundo fontes próximas à investigação, o ex-comandante da Aeronáutica, Baptista Júnior, também confirmou sua presença na mencionada reunião. Entretanto, o conteúdo dos depoimentos permanece sob sigilo.

Os depoimentos dos ex-comandantes do Exército e da Aeronáutica confirmam as informações fornecidas na delação premiada de Mauro Cid. Já o comandante da Marinha optou por permanecer em silêncio durante seu depoimento à PF.

+Os melhores conteúdos no seu e-mail gratuitamente. Escolha a sua Newsletter favorita do Terra. Clique aqui!

(https://www.terra.com.br/noticias/brasil/politica/ex-comandante-do-exercito-diz-que-nao-removeu-acampamento-em-brasilia-por-ordem-de-bolsonaro,382e85671a37e6a0b4bfcfeaf807a8b4qs2yrcn8.html?utm_source=clipboard)