Ex-prefeito José Fernandes morre aos 76 anos de complicações da Covid-19

Ex-prefeito de Manaus, José Fernandes morre aos 76 anos, de complicações da Covid-19/Foto>Arquivo

O ex-prefeito de Manaus e ex-deputado federal José Fernandes, de 76 anos, faleceu nesta segunda-feira (12), vítima de complicações de infecção por Covid-19.

Em abril deste ano, o seu irmão, o ex-deputado Miquéias Fernandes, também faleceu após contrair o vírus. José Fernandes estava internado no hospital Check-Up há mais de uma semana.

Ex-prefeito José Fernandes era economista e ascendeu na carreira política nos anos 1970. Comandou o extinto Departamento Estadual de Estradas e Rodagem (DER), foi diretor da Comissão de Construção da BR-319, entre 1971 e 1973, e foi secretário de Transportes no governo de Enoque Reis (1975-1979). Elegeu-se pela primeira vez deputado federal em 1978, pelo extingo Arena, licenciando-se do mandato para assumir a Prefeitura de Manaus, no período de 1979 a 1982, escolhido pelo governador José Lindoso.

O último cargo que exerceu foi o de secretário de Infraestrutura no segundo governo de Amazonino Mendes, na década de 90. Trabalhou ainda na iniciativa privada, como CEO de uma grande construtora, e era professor aposentado da Universidade Federal do Amazonas. Ajudou a fundar a Assembleia de Deus Tradicional e tornou-se pastor. O enterro acontece ainda hoje no cemitério São João Baptista, com a presença apenas de familiares.

Fonte: Portal Marcos Santos