Facção nascida no AM é a terceira maior dentro de presídios federais, com 58 detentos

Facção Criminosa nascida no AM, tem 58 detentos em presídios/Foto> Reprodução

Segundo dados do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), divulgados em reportagem do “El País”, nos cinco presídios federais, de segurança máxima, estão 58 presos ligados à facção criminosa Família do Norte (FDN), que teve origem no Amazonas e fez ramificações na Região Norte e Nordeste.

No ranking de detentos distribuídos pelas facções, a liderança fica com a paulista Primeiro Comando da Capital (PCC), com 216 apenados em segurança máxima, tendo em segundo o Comando Vermelho (CV), com 136 presos, e em terceiro fica a FDN.

Facção nascida

Nesses presídios não há superlotação, ao contrário. A taxa de ocupação estimada é de pouco mais de 70% de 800 vagas. Não há fugas registradas desde a inauguração da primeira unidade, em 2006. Estas penitenciárias abrigam apenas os detentos considerados mais perigosos, com potencial para desestabilizar as unidades administradas pelos Governos estaduais, ou que continuaram a dar as cartas no mundo do crime mesmo quando já estão atrás das grades

Regime duro

O regime de cumprimento de pena nas federais é duro: são 22 horas trancado na cela (sem direito a TV na maioria das unidades) e duas de banho de sol. O controle de entrada de visitantes e advogados passa por sistemas de raio-x corporal para impedir a entrada de telefones celulares, drogas e armas, comuns nos presídios estaduais.

De acordo com o Depen, estes protocolos rígidos são responsáveis pela ausência de “perturbação na ordem ou rebelião” nas unidades. Além disso “nenhum celular ou equipamento de uso proibido foi encontrado” nestes presídios, ainda segundo informações oficiais.

Fonte: Portal Marcos Santos