Fapeam reúne com HUGV para tratar sobre parcerias institucionais

residente da Fapeam, Márcia Perales, destacou a iniciativa/Foto>Érico xavier

Fortalecer parcerias institucionais e debater ações voltadas para a área de iniciação científica no Amazonas foram assuntos abordados durante reunião realizada entre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e o Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). O encontro ocorreu na quarta-feira (29), na sede da Fundação, no bairro Flores, zona centro-sul de Manaus.

Uma das pautas foi o Programa de Apoio à Iniciação Científica (Paic), executado pelo Governo do Amazonas, por meio da Fapeam, que apoia com auxílio-pesquisa institucional e também com bolsas para estudantes de graduação interessados no desenvolvimento de pesquisa em instituições públicas e privadas do Amazonas.

A edição do Paic 2019/2020 contemplou 14 instituições de ensino e pesquisa do Amazonas. Foram mais de 1,2 mil alunos do ensino superior beneficiados com bolsas de iniciação científica.

“A Fapeam não trabalha sozinha, e sim em parceria, principalmente com as instituições de ensino e pesquisa do Estado. Todos os editais lançados são frutos de conversas, demandas e diagnósticos elaborados pela Fundação. O ano de 2019 foi muito importante, marcado pela retomada de investimentos para a CT&I. Para 2020, a expectativa é que seja um ano melhor ainda”, destaca a diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales.

Atualmente, 60% da produção científica do HUGV está atrelada a projetos de iniciação científica, afirma a coordenadora do setor de Gestão da Pesquisa e Inovação Tecnológica do HUGV/Ufam, Zânia Regina Pereira. “Estamos na quinta edição do Programa na nossa instituição. Em 2019 tivemos a novidade do aumento no número de bolsas no Paic. Com a iniciação científica, há uma integração do ensino com o serviço, com resultados que contribuem para a sociedade”, disse.

Participaram ainda da reunião a diretora administrativo-financeira da Fapeam, Márcia Irene Andrade, e a gerente de Ensino e Pesquisa do HUGV/Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), Deborah Laredo Jezini.