Ferrari quebra e Verstappen vence o GP do Azerbaijão de F1

Max Verstappen (Red Bull)

Max Verstappen venceu o Grande Prêmio do Azerbaijão, oitava etapa da temporada 2022 da Fórmula 1, realizado neste domingo (12) no circuito instalado nas ruas de Baku. Foi a quinta vitória de Verstappen na temporada.

Em dia de dobradinha da Red Bull, Sergio Perez chegou a liderar a corrida, mas terminou na segunda posição. George Russell, da Mercedes, completou o pódio em terceiro.

Na disputa pelo título dos construtores, a Ferrari saiu sem pontos de Baku depois que ambos os carros se retiraram da corrida.

Nas voltas seguintes, os dois carros da Red Bull foram aos boxes trocar para pneus duros novos e ficaram em segundo e terceiro, mas subiram na ordem quando Leclerc abandonou com um problema.

Problemas para a Ferrari

Carlos Sainz foi o primeiro a abandonar a corrida, ainda nos estágios iniciais do GP do Azerbaijão. Já Leclerc teve um problema hidráulico e abandonou pela segunda vez em três corridas.

Leclerc agora ficou ainda mais para trás na classificação dos pilotos, 34 pontos em terceiro lugar, com Pérez passando para o segundo lugar.

A Ferrari também perdeu mais terreno para a Red Bull no Campeonato de Construtores e agora está 80 pontos atrás de seus rivais.

Hamilton é escolhido o piloto do dia

Lewis Hamilton fez uma boa recuperação para terminar na quarta posição, depois de parar sob um VSC causado pelo abandono de Kevin Magnussen.

O sete vezes campeão mundial ultrapassou as AlphaTauri de Yuki Tsunoda e Pierre Gasly para terminar a corrida atrás do seu companheiro de equipe Russell.

Gasly foi o quinto, e Tsunoda estava a caminho de uma forte quantidade de pontos antes de uma bandeira preta e laranja por um problema de DRS forçar o piloto japonês a entrar nos boxes e sair dos pontos no final da corrida.

Sebastian Vettel foi sexto, conquistando seu melhor resultado desde o GP da Bélgica do ano passado, à frente de Fernando Alonso em sétimo.

Daniel Ricciardo fez seu único pit stop sob o VSC causado por Magnussen e acabou à frente do companheiro de equipe Lando Norris. Esteban Ocon levou o ponto final em 10º.

Confira o resultado do GP do Azerbaijão de F1:

1) Max Verstappen (Red Bull)
2) Sergio Pérez (Red Bull)
3) George Russell (Mercedes)
4) Lewis Hamilton (Mercedes)
5) Pierre Gasly (AlphaTauri/Red Bull)
6) Sebastian Vettel (Aston Martin/Mercedes)
7) Fernando Alonso (Alpine/Renault)
8) Daniel Ricciardo (McLaren/Mercedes)
9) Lando Norris (McLaren/Mercedes)
10) Esteban Ocon (Alpine/Renault)
11) Valtteri Bottas (Alfa Romeo/Ferrari)
12) Alexander Albon (Williams/Mercedes)
13) Yuki Tsunoda (AlphaTauri/Red Bull)
14) Mick Schumacher (Haas/Ferrari)
15) Nicholas Latifi (Williams/Mercedes)
16) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes)
DNF) Kevin Magnussen (Haas/Ferrari)
DNF) Zhou Guanyu (Alfa Romeo/Ferrari)
DNF) Charles Leclerc (Ferrari)
DNF) Carlos Sainz Jr. (Ferrari)