Festa dos 40 anos de Iranduba, nesta sexta (10/12), está cancelada, anuncia Augusto Ferraz

O prefeito de Iranduba, Augusto Ferraz (DEM), anunciou, na tarde desta terça-feira (07), o cancelamento da festa que comemoraria o 40º aniversário de Emancipação Política do município, que transcorre na próxima sexta-feira (10). Na mesma data outras cidades do interior do Estado completam quatro décadas de criação pela emenda constitucional 12, de 10 de dezembro de 1981.

Ao lado do vice-prefeito, Robson Adriel (Republicanos), e da secretária municipal de cultura, Elizabeth Souza (“Beth Docinho”), Ferraz lamentou a decisão, mas explicou que foi aconselhado pelas autoridades da área da Saúde a cancelar o evento, em decorrência do aumento do número de casos de Covid-19 em Iranduba.

A festa seria realizada em dois dias: sexta-feira, dia 10, para o público evangélico (“gospel”) e no sábado, dia 11, shows populares.

No Memorando Nº 1477/2021, encaminhado ao prefeito, nesta terça-feira, o secretário de saúde local, Ricardo Bezerra de Freitas, solicita a suspensão de eventos públicos como aniversário do município, Réveillon, etc, face ao crescimento do número de pessoas infectadas pelo novo Coronavírus.

De acordo com o documento, em outubro deste ano, Iranduba registrou 2 (dois) óbitos por Covid-19. Em novembro houve 8 (oito) casos confirmados da doença no município, e nos primeiros 7 (sete) dias de dezembro já há 12 casos de Covid-19 registrados na cidade.

Ao anunciar o cancelamento das comemorações dos 40 anos de criação do município de Iranduba, o prefeito Augusto Ferraz lembrou que a medida compromete a economia local, que lucraria expressivamente com o movimento de público, mas declarou que “dias melhores virão para nós…! Com a permissão de Deus, nós vamos, se Deus quiser, no ano que vem, fazer uma festa dez vezes mais linda do que a que estávamos preparando pra esse dia 10 e dia 11!”, afirmou.

Nesta quarta-feira (8), a SEMSA/ Iranduba prossegue a campanha de intensificação da imunização contra a Covid-19 em cinco Postos de Vacinação: Rotatória de entrada da cidade, Feira Municipal João Cândido de Medeiros, Barreira na Rodovia AM-070, Porto do Solimões (Várzea) e Feira João Luiz Hartz, em Cacau-Pirera.

Para incentivar o público a completar o esquema vacinal e se proteger contra o novo Coronavírus, a Secretaria de Saúde de Iranduba vai sortear prêmios no dia de Natal para quem tomar a segunda dose do imunizante.

Números fornecidos na noite desta terça-feira pelo secretário municipal de saúde, Ricardo Freitas, segundo o qual têm como fonte o Vacinômetro da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto, Iranduba está com 92,2% da população vacinada com a 1ª dose, 54,1% com a 2ª dose e 56,6% com o esquema vacinal completo, totalizando 75.335 doses aplicadas (1ª dose: 45.165; 2ª dose: 24.413; 3ª dose: 2.413 e dose única: 3.344).(Portal Marcos Santos)