Fiscalização da Base Arpão apreende mais de uma tonelada de pescado ilegal

FOTOS: Divulgação/SSP-AM

Durante as fiscalizações em embarcações que trafegam no rio Solimões, os agentes da Base Arpão flagraram crime ambiental na noite de quarta-feira (08/09) e prenderam um homem, identificado como proprietário do barco. Após a revista, foram apreendidos nove ovos de tracajá, dois potes com banha de peixe-boi, 349 quilos de pirarucu e mais de uma tonelada de pescados variados.

A apreensão ocorreu na embarcação Miss Mary, oriunda do município de Juruá (a 674 quilômetros de Manaus) com destino a Manaus. As espécies são protegidas por lei e só podem ser comercializadas com licenciamento ambiental.

De acordo com o relatório da ocorrência, no momento em que os policiais questionaram o proprietário da embarcação sobre a documentação que comprovasse a origem do pescado, o homem informou que não era o originário e não possuía os documentos obrigatórios.

O responsável pelo material foi detido e conduzido à Delegacia de Polícia Civil da Base Arpão, onde prestou depoimento. O pescado apreendido também foi levado à unidade policial e posteriormente, foi doado para as comunidades próximas a base, além de entidades filantrópicas de Coari.

Base Arpão – Coordenada pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), a unidade tem atuação integrada de efetivos das Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), Polícia Federal, Força Nacional e Secretaria de Operações Integradas (Seopi), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).