O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) vai reforçar a fiscalização da Lei Seca no feriadão do Carnaval. As operações serão intensificadas até a manhã da quarta-feira (26), em todas as zonas da cidade e na Região Metropolitana de Manaus (RMM). Além da ação repressiva, o Detran-AM também atuará preventivamente com ações educativas nos locais de grande aglomeração de pessoas por meio de ações interativas.
O diretor-presidente do Detran-AM, Rodrigo de Sá, ressalta que a fiscalização será realizada do mesmo modo que a instituição tem atuado no período de grandes festas e feriados. Sá destaca que a tolerância é zero para motoristas que insistem em dirigir alcoolizados.
“Nós trabalhamos com regime de escalas, mas, nesses períodos, vamos atuar com todo o efetivo, também acompanhado das ações preventivas que são extremamente importantes para que a gente possa incutir na cabeça das pessoas essa consciência de responsabilidade no transito. Vamos nos grandes centros, nas grandes aglomerações de pessoas, nas grandes festas para que a gente possa promover um Carnaval seguro e com menos acidentes e menos vítimas fatais no trânsito”, disse Sá.
Fiscalização itinerante– A fiscalização será realizada de forma itinerante e ocorrerá em todas as zonas de Manaus. No Amazonas, a fiscalização da Lei Seca ocorre por meio do Núcleo Especializado em Operações de Trânsito (Neot), Polícia Civil e Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPTran). As ações educativas ocorrerão por meio da Gerência de Educação para o Trânsito que, neste ano, realizará ações em diversos pontos de blocos carnavalescos, por meio do ‘Bloco do Detran’ que visa conscientiza motoristas para não combinarem álcool e direção.
Pagamento Itinerante – Lançado em abril do ano passado, o Detran-AM disponibiliza em suas blitze de trânsito o Pagamento Itinerante. A modalidade possibilita para o proprietário do veículo com licenciamento em atraso uma alternativa para quitação do débito durante as fiscalizações de trânsito, evitando que o mesmo seja removido. O pagamento é feito por meio de empresas credenciadas e pode ser feito por meio do cartão de crédito ou débito.
Lei Seca – De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a penalidade para quem dirige embriagado é de R$ 2.934,70, além da suspensão do direito de dirigir por 12 meses. Se o condutor cometer a mesma infração dentro de 12 meses, o valor da multa será dobrado. A Lei Seca não permite a direção de veículos sob efeito de qualquer quantidade de bebida alcoólica ingerida pelo condutor. Caso o índice seja de 0,34 mg/L, o motorista é preso em flagrante.