Com um jogo a cada três dias, o Athletico faz, hoje, quarta-feira (17), às 21h30, diante do Flamengo, no Maracanã, seu jogo mais importante do ano até agora. Depois do empate em 1×1 na partida de ida, semana passada, na Arena da Baixada, em um duelo recheado de emoção e de polêmicas, o Furacão terá que fazer algo que não fez ainda em 2019 se quiser chegar entre os quatro melhores times da Copa do Brasil: vencer como visitante. Um novo empate, independentemente do placar, levará a decisão da vaga para a disputa de pênaltis.
O alento para o Rubro-Negro, apesar da péssima campanha que tem longe de casa até agora na temporada, é que diante do Flamengo, pelo Campeonato Brasileiro, no final de maio, o time conseguiu ter uma boa atuação, apesar da derrota por 3×2. O Athletico vencia a equipe carioca até os instantes finais, mas acabou tomando dois gols em sete minutos e sofreu um duro golpe no Maracanã.
A história agora é outra. O duelo é decisivo, vale vaga e o Furacão precisa da vitória para não depender das penalidades para avançar para a semifinal. Vale também um bom dinheiro aos cofres. O clube, que já recebeu R$ 5,6 milhões até agora no torneio, vai faturar pelo menos mais R$ 6,7 milhões para avançar à próxima fase.
Por isso, o técnico Tiago Nunes afirmou que o Rubro-Negro vai jogar para cima, para vencer, mas sabendo da força que o Flamengo tem dentro do Maracanã. O time atleticano, na verdade, terá que deixar todos os números negativos de lado e focar na vaga.
“Mentalmente nosso grupo é forte, é preparado. Vamos tentar vencer, já falei isso. Não muda nossa maneira de jogar. Respeitando a grandeza do Flamengo, dos seus jogadores, do seu treinador, que tem uma história vitoriosa no futebol. Vamos representar bem o sentimento atleticano, que é buscar algo histórico e mais uma vez marcar nosso nome com algo bonito na nossa trajetória dentro do Athletico”, garantiu o treinador.
O Athletico chega para o confronto talvez vivendo seu momento de maior instabilidade na temporada. Mesmo nos jogos na Arena da Baixada, onde é muito forte, o Furacão tem oscilado. Não tem conseguido grandes atuações. Reflexo, sobretudo, das perdas de jogadores importantes recentemente.
Desta forma, o momento agora, ao mesmo tempo em que é decisivo, é também do reencontro da identidade. Dentro do próprio elenco, o comandante atleticano tem buscado encontrar alternativas para manter a equipe competitiva na maratona de decisões que tem pela frente nas próximas semanas.
Agora, a luta é pra mostrar que a perda de peças não significa que o time mudou suas características. Com Tiago Nunes, aliás, o Maracanã vem sendo uma ‘segunda casa’. No ano passado, ganhou do Fluminense na semifinal da Copa Sul-Americana e na derrota para o Flamengo pelo Brasileirão mostrou que tem condições de ganhar no Rio de Janeiro. A prova decisiva será nesta noite.
Ficha técnica
COPA DO BRASIL
Quartas de final – Jogo de volta
Flamengo x Athletico
Flamengo
Diego Alves; Rafinha (Rodinei), Rodrigo Caio, Léo Duarte e Renê (Trauco); Willian Arão, Diego, Everton Ribeiro e Arrascaeta; Bruno Henrique e Gabigol.
Técnico: Jorge Jesus
Athletico
Santos; Jonathan, Robson Bambu, Léo Pereira e Márcio Azevedo; Wellington, Bruno Guimarães e Nikão; Marcelo Cirino, Rony e Marco Ruben.
Técnico: Tiago Nunes
Local: Maracanã (Rio de Janeiro)
Horário: 20h30(de Manaus)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (Fifa-GO)
Assistentes: Alessandro Alvaro Rocha de Matos (Fifa-BA) e Fabricio Vilarinho da Silva (Fifa-GO)
VAR: Igor Junio Benevenuto de Oliveira (MG)