Futuro da pesca ornamental no AM será tema de Audiência Pública na Assembleia Legislativa

Atendendo ao Requerimento de autoria do vereador Allen Cristian Nunes Gadelha (PSB), do Município de Barcelos, a 401,7 km de distância de Manaus, a Comissão de Geodiversidade, Recursos Hídricos Minas, Gás, Energia e Saneamento da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), que tem como presidente o deputado estadual Sinésio Campos (PT), vai realizar uma Audiência Pública, sobre os graves problemas da cadeia produtiva do peixe ornamental do município.

Segundo o deputado, a Audiência vai debater e encaminhar providências sobre o momento atual de incremento nas exportações de peixe ornamental no estado e dificuldades encontradas ao longo de toda cadeia de produção, desde o pequeno pescador artesanal (o piabeiro), atravessadores, órgãos reguladores/fiscalizadores, empresas distribuidoras e exportadores, assim como toda questão técnica, legal e científica envolvida nessa cadeia.

A pesca ornamental já ocupou o oitavo lugar em volume de exportação do Amazonas e já garantiu trabalho para mais de 10 mil pessoas em Barcelos, nos anos 90 e era responsável por 60% da economia do município barcelense, que é conhecido mundialmente como “a cidade do peixe ornamental”.

As águas escuras do rio Negro são o habitat natural de mais de 1.800 espécies catalogadas de peixes ornamentais, mas só 200 tem autorização para serem exportadas. A principal delas é o Cardinal, que representa 80% de toda a exportação.

O peixinho, que possui uma coloração brilhante, ainda atrai o interesse internacional. No passado, os maiores compradores eram os países asiáticos, mas há desconfiança de que várias espécies foram levadas de forma clandestina para reprodução em cativeiro e os asiáticos procuram cada vez menos os produtores.

Diante do exposto, a Assembleia Legislativa e a Câmara Municipal de Barcelos irá debater a pauta na segunda- feira (10), juntamente com os pescadores e órgãos competentes sobre o assunto. “Buscar sempre pelo desenvolvimento econômico dos nossos município e de todo o Amazonas é pauta constante do nosso mandato. Sabemos que a pesca ornamental é hoje um grande fator econômico do município de Barcelos, que se encontra ameaçado, mas essa realidade tem que mudar visto que grande parte dos munícipes não tem outro meio de trabalho, vivem do extrativismo”, explicou Sinésio.