A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) passa a monitorar remotamente, a partir das 09h00 desta quarta-feira (1º/04), o estado de saúde dos passageiros que desembarcam em Manaus no Porto de Manaus, na zona sul da capital. A instituição está ampliando o monitoramento que é realizado, desde quinta-feira (26), para quem desembarca no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes.
A ação ocorre em determinação do Decreto estadual nº 42.117 que visa quarentena obrigatória, por um período de 14 dias, a todos os que chegam a Manaus e faz parte do pacote de medidas complementares para controle epidemiológico e contenção do novo coronavírus (SARS-CoV-2) no Amazonas.
As equipes da FVS-AM vão orientar os passageiros a instalar o aplicativo da plataforma de alertas emergenciais SASi, desenvolvido pelo Governo do Estado e disponível para smartphones com sistemas operacionais Android e IOS. Por meio do app, as equipes vão estar de prontidão para dar orientações e encaminhamentos necessários caso o usuário apresente algum sintoma associado ao novo coronavírus.