A Fundação de Vigilância em Saúde do Estado do Amazonas (FVS-AM) divulgou, ontem, sexta-feira (29), que investiga quatro mortes de crianças menores de 5 anos, ocorridas entre setembro e novembro de 2019, no município de Codajás, distante 240 quilômetros de Manaus.
Uma equipe técnica da FVS foi enviada ao município nesta sexta-feira. Participam do trabalho de investigação profissionais da vigilância epidemiológica, ambiental, sanitária e de diagnóstico laboratorial.
De acordo com a diretora-presidente da FVS-AM, Rosemary Costa Pinto, a medida foi tomada depois do órgão receber informações da ocorrência dos óbitos, e de que três das vítimas eram da mesma família.
“O caso mais recente foi de um bebê de seis meses de idade que faleceu na quinta-feira (28/11) a caminho de Manaus”, disse Rosemary.
O diretor-técnico da FVS-AM, Cristiano Fernandes, afirma que a investigação exige um trabalho criterioso da equipe enviada ao local.
“Nesse momento, é importante uma criteriosa avaliação epidemiológica, visto a possível associação entre os óbitos”, disse Cristiano.
Hoje(30), será enviado ao município um médico infectologista da Fundação de Medicina Tropical Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), que auxiliará no trabalho de investigação FVS.
A FVS-AM também acompanha os casos de mais duas crianças da cidade que estão internadas. Uma está no município e a outra em Manaus.