FVS-AM visita hospitais de campanha do interior para orientar sobre recomendações da Anvisa

FVS-Am visita hospitais em Manacapuru e Presidente Figueiredo/>Divulgação/FVS-AM

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) está realizando, desde ontem, terça-feira (02/06), visitas técnicas a hospitais de campanha para tratamento de pacientes com Covid-19 em Manacapuru, Itacoatiara e Presidente Figueiredo, no interior do Amazonas, visitas que  ocorrem em caráter orientativo e objetiva aplicar recomendações de segurança do paciente, previstas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), nas unidades de saúde.

As recomendações feitas aos hospitais de campanha estão previstas na Nota Técnica nº 08/2020 da Anvisa, que trata de segurança do paciente nos hospitais, mas também em demais estruturas que atendam suspeitos ou infectados com o novo coronavírus (SARS-CoV-2) que causa Covid-19.

De acordo com a diretora-presidente da FVS-AM, Rosemary Costa Pinto, as recomendações são importantes para o desenvolvimento do atendimento à saúde de qualidade. “Todas as orientações têm como foco a prevenção de eventos que causem danos à saúde de atendidos e internados. Importante ressaltar que a segurança do paciente é responsabilidade de todos os gestores e profissionais de assistência”, apontou.

A enfermeira Evelyn Campelo, integrante da equipe de quatro técnicos que realiza as visitas pela FVS-AM, aponta que está sendo aplicado o formulário da Anvisa para profissionais de saúde que atuam nos hospitais de campanha. “Entre as recomendações estão a prevenção a quedas de pacientes, práticas seguras para prevenção de lesão, prevenção de erros na administração de medicamentos e prevenção de infecção”, detalhou.

A equipe técnica visitou, nesta terça-feira (02/06), o Hospital de Campanha de Manacapuru, no município de mesmo nome, distante 68 quilômetros de Manaus. Segundo a enfermeira, a visita foi produtiva e os profissionais de saúde do município foram orientados quanto à elaboração de protocolos, fluxos e ajustes. “Orientamos quanto à necessidade de adequação às recomendações. Encaminharemos relatório técnico, além de material de apoio para que sejam construídos protocolos”, acrescentou Evelyn.

O cronograma de ações inclui também visita técnica, na quinta-feira (04/06), ao Hospital de Retaguarda José Resk, em Itacoatiara; e, na sexta-feira (05/06), ao hospital de campanha de Presidente Figueiredo (distante 117 quilômetros de Manaus).

Participam das visitas técnicos da Comissão e Serviços de Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (Ceciss), Centro de Referência Estadual em Saúde do Trabalhador (Cerest) e Departamento de Vigilância Sanitária (Devisa), todos departamentos da FVS-AM.

Hospital Gilberto Novaes – Na sexta-feira (29/05), os técnicos da FVS-AM realizaram a visita técnica também para abordar sobre segurança do paciente no Hospital de Campanha Gilberto Novaes, no bairro Lago Azul, zona norte de Manaus, que é administrado pela Prefeitura de Manaus em parceria com o grupo Samel e o Instituto Transire. A equipe detectou que os profissionais de saúde que atuam na unidade estavam, em geral, adequados aos protocolos de segurança e de controle de infecções previstos pela regulamentação nacional.