
Internado há quatro semanas no Hospital Gemelli, em Roma, devido a uma pneumonia nos dois pulmões, o papa Francisco apresentou sinais de recuperação e passou “uma noite tranquila”, conforme informou o Vaticano nesta sexta-feira (14). O pontífice, no entanto, segue recebendo assistência respiratória, utilizando cânulas nasais durante o dia e máscara de oxigênio à noite.
Na manhã de quinta-feira (13), Francisco manteve as sessões de terapia e fisioterapia motora antes de dedicar-se às orações. De acordo com o último boletim médico, divulgado na quarta-feira (12), seu estado de saúde “permanece estável” e uma radiografia de tórax confirmou a melhora do quadro respiratório.
Durante o dia de ontem, o papa também seguiu com a fisioterapia respiratória e, em um momento simbólico, recebeu um bolo em celebração aos 12 anos de pontificado. A sala de imprensa do Vaticano informou que um novo boletim médico será divulgado na noite desta sexta-feira.
Francisco foi internado em 14 de fevereiro, inicialmente por conta de uma bronquite, mas exames posteriores diagnosticaram a pneumonia bilateral. Essa é sua quarta e mais longa hospitalização desde sua eleição como líder da Igreja Católica, em 13 de março de 2013.
A recuperação do papa, segundo os médicos, pode levar semanas, especialmente considerando seu histórico de saúde. Aos 21 anos, ele passou por uma cirurgia para a remoção do lobo superior do pulmão direito e, nos últimos anos, enfrentou diversos problemas médicos, incluindo duas cirurgias. Apesar das recomendações de seus médicos e assessores, Francisco manteve uma agenda intensa ao longo de seu pontificado, o que torna sua recuperação um desafio para a rotina do Vaticano.(Portal Marcos Santos/LR Noticias)