GERAL/APURAÇÂO do CARNAVAL  de MANAUS 2025 define campeãs e rebaixamentos nesta segunda-feira (03)

Foto: Reprodução

A apuração das notas do desfile das escolas de samba de Manaus acontece nesta segunda-feira (3), no Centro de Convenções Gilberto Mestrinho, localizado no Sambódromo, no bairro Flores, Zona Centro-Sul da capital. A partir das 10h, serão divulgadas as notas das escolas dos grupos de Acesso B e Acesso A, que desfilaram nos dias 27 e 28 de fevereiro, respectivamente. Já as oito agremiações do Grupo Especial, que se apresentaram no sábado (1º), terão suas notas apuradas a partir das 14h00.

No Grupo Especial, as escolas Sem Compromisso, Vitória Régia, Unidos do Alvorada, Vila da Barra, Mocidade Independente de Aparecida, Andanças de Ciganos, Reino Unido da Liberdade e A Grande Família disputam o título de campeã do Carnaval de Manaus 2025. A apuração será transmitida ao vivo por telões no Sambódromo, pela TV A Crítica e no YouTube.

As escolas foram avaliadas em nove quesitos obrigatórios: Alegorias e Adereços, Bateria, Comissão de Frente, Enredo, Evolução, Fantasia, Harmonia, Mestre-Sala e Porta-Bandeira e Samba-Enredo. Cada quesito pode receber uma pontuação de 8 a 10 pontos, e eventuais descontos devem ser justificados pelos jurados. A não apresentação de um quesito resulta na perda de 1 ponto.

Segundo Leila Cristina dos Santos Azevedo, diretora de Controle e Fiscalização do Carnaval na Floresta 2025, os jurados possuem formação acadêmica e experiência técnica nos quesitos avaliados.

A escolha dos 40 jurados (incluindo 4 suplentes) foi feita por uma empresa especializada, que selecionou profissionais de todo o Brasil, exceto da região Norte, para garantir imparcialidade. Em caso de empate, a Comissão de Apuração adota a ordem inversa do sorteio para a leitura das notas, sendo o último sorteado o primeiro critério de desempate.

Premiação e Rebaixamento

As escolas campeãs recebem seus troféus logo após a apuração. O sistema de promoção e rebaixamento entre os grupos é definido com base no desempenho das escolas:

A campeã do Acesso B sobe para o Acesso A.

A campeã do Acesso A sobe para o Grupo Especial.

A última colocada do Grupo Especial é rebaixada para o Acesso A.

A última do Acesso A cai para o Acesso B.

A última do Acesso B é rebaixada para o grupo experimental, que desfila no fim de semana após o Carnaval.

Para subir de grupo, no entanto, a escola deve ter desfilado na categoria por três anos consecutivos.(Portal Marcos Santos/LR Notícias)