
Evento, organizado pelo Cosems e Conasems, tem programação de três dias, reunindo representantes de 16 estados e do MS…
O Amazonas recebe representantes de 16 estados para participação no 10° Congresso Norte e Nordeste das Secretárias Municipais de Saúde, evento que acontece de sábado a segunda-feira (06 a 08/09).
Organizado pelo Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (Conasems) e o Conselho dos Secretários Municipais (Cosems), o congresso será realizado no Centro de Convenções Vasco Vasques, em Manaus, colocando em discussão as estratégias e soluções voltadas ao setor. O evento tem o apoio das secretarias Estadual (SES-AM) e Municipal de Saúde (Semsa). Reunirá gestores, profissionais e especialistas do Sistema Único de Saúde (SUS) e representantes do Ministério da Saúde.
Com o tema “Do Norte ao Nordeste: Regionalização e a Gestão Municipal diante dos Desafios Climáticos e de Acesso à Saúde”, o congresso dialoga com pautas atuais, algumas como preparação para a Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que acontecerá em Belém (PA), em 2025.
A Secretária da SES-AM, Nayara Maksoud, destaca que o Amazonas tem se consolidado como referência em inovação e regionalização da saúde, principalmente diante dos desafios impostos pela geografia do estado.
Segundo a secretária, esta é uma oportunidade única de troca de experiências entre gestores do Norte e Nordeste, regiões que compartilham realidades semelhantes e algumas diferentes. “Estamos avançando com políticas que unem saúde e tecnologia, aproximando os serviços da população ribeirinha, indígena e das áreas mais distantes. Essa integração fortalece o SUS, amplia o acesso e mostra que é possível construir soluções inovadoras e adaptadas à nossa realidade amazônica”, afirma.
Nayara Maksoud fará duas apresentações. A primeira será neste sábado (07/09), às 14h00, no Auditório Rio Amazonas, com o tema “Experiência no cuidado da assistência especializada com o uso do Telessaúde”. A segunda será na segunda-feira (08/09), às 11h30, também no Auditório Rio Amazonas, e abordará o tema “Perspectivas da CIB na construção da rede integrada”.
A programação inclui painéis, mesas-redondas e mostras de experiências exitosas, abordando temas como saúde digital e inteligência artificial, financiamento e regionalização do SUS, saúde indígena, vigilância e enfrentamento às mudanças climáticas.
Além da troca de conhecimentos e boas práticas, o encontro será palco de homenagens, como a entrega da Medalha Zé do SUS, que reconhece personalidades e instituições com atuação relevante na defesa e fortalecimento do Sistema Único de Saúde.
O evento contará, ainda, com feira de artesanato, apresentações culturais e a Mostra “Aqui Tem SUS”, valorizando iniciativas que refletem a diversidade e os avanços da saúde pública nos municípios do Norte e Nordeste.(FOTO: Divulgação / SES-AM e Lucas Silva/ Amazonastur)