O Casarão de Inovação Cassina, em Manaus, recebe nesta sexta-feira (29) o Concurso de Ideias do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Amazonas (CAU/AM) 2024. O evento reúne arquitetos, urbanistas e acadêmicos em torno de uma pauta crucial: a habitação social, com enfoque nas demandas e desafios específicos da região amazônica.
Participam da cerimônia os conselheiros Francisco Conrado, Melissa Toledo (vice-presidente), Ana Carla Pedrosa e Heloísa Helena Silvio, além de Lola Ribeiro, esposa do homenageado da noite. Também serão destacados os vencedores do concurso nas categorias profissional e acadêmica, cujos projetos exemplares refletem inovações e soluções criativas para o déficit habitacional no Brasil.
Para, a vice-presidente Melissa Toledo é de suma importância o diálogo sobre as competências e necessidades no campo da habitação social no Amazonas, uma região que enfrenta desafios únicos em relação à infraestrutura urbana.
“Quando falamos do estado do Amazonas, que apresenta um déficit habitacional de 53,6%, estamos tratando de uma problemática onde a precariedade de infraestrutura urbana é alarmante. Esse evento é fundamental porque nos permite refletir sobre as políticas públicas e normativas já existentes e sobre o papel dos arquitetos e urbanistas na busca por soluções. Precisamos inovar, pensar em retrofit, reabilitação de habitações sociais e a ocupação de espaços edificados ociosos, para transformar esses fragmentos urbanos em áreas de verdadeira função social.” Conclui.
O Concurso de Ideias CAU/AM 2024 celebra o esforço conjunto de profissionais e acadêmicos que, por meio da arquitetura e do urbanismo, buscam contribuir para a construção de um futuro mais inclusivo e sustentável. O evento é mais do que uma celebração de talentos; é um chamado à ação para enfrentar as desigualdades que desafiam a qualidade de vida no Amazonas e no Brasil.
A programação ainda inclui homenagens, palestras e um momento de networking para discutir possíveis encaminhamentos baseados nos projetos apresentados. É, acima de tudo, uma oportunidade de reafirmar o papel transformador da arquitetura e do urbanismo em nossa sociedade.(Assessoria)