GERAL/Corpo de criança desaparecida após deslizamento de terra em Manacapuru é encontrado

Foto: Arquivo

O corpo de Letícia Correa de Queiroz, de 06 anos, foi resgatado no início da tarde desta quinta-feira (10) por um equipe de mergulhadores do Corpo de Bombeiros Militar (CBMAM). Ela foi vítima do deslizamento de terra ocorrido na última segunda-feira (7), no Porto da Terra Preta, em Manacapuru, e estava desaparecida desde então.

Na quarta-feira (09), já havia sido encontrado o corpo de Franklin Pinheiro de Souza, 36, que também morreu no acidente. Em nota, o Governo do Amazonas informou que, com a localização da última vítima desaparecida, o Corpo de Bombeiros encerra as buscas realizadas no local do deslizamento de terra.

Desde o dia do acidente, o Governo do Amazonas montou uma força-tarefa para atuar no local, com Corpo de Bombeiros, Defesa Civil do Amazonas, Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), Secretaria de Assistência Social (Seas), Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) e das Polícias Civil (PC-AM) e Militar (PMAM).

A Seas segue dando suporte, apoio psicossocial, orientação sobre prevenção e cadastro social das famílias vítimas do deslizamento junto à Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) de Manacapuru, com orientação acerca da elaboração do questionário social nas residências que estão em locais de risco, próximo ao ocorrido do deslizamento, assim como instruções sobre a Portaria 90, que trata de situação de emergência e calamidade pública.

A Defesa Civil continua acompanhando e prestando assistência, conforme necessidades apresentadas pela prefeitura. Cabe reforçar que compete ao município identificar e mapear as áreas de risco de desastre, além de fiscalizar estes locais.

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) está com investigações em andamento, tendo iniciado as oitivas para ouvir os familiares das vítimas e moradores da região próxima ao local do incidente. A Delegacia Interativa de Polícia (DIP) vai notificar o proprietário do terreno e o responsável pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) como parte da apuração das causas do incidente. (Portal Marcos Santos/LR Notícias)