Evento debate raiva e importância da prevenção…
A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), destacou, nesta quarta-feira (06/11), a prevenção à raiva durante mesa redonda “Raiva: Uma Questão de Saúde Única”, realizada pela Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf). O evento foi realizado no auditório do Bosque da Ciência, em Manaus.
O objetivo da iniciativa é debater a raiva de forma global, uma zoonose (doença transmitida de animais para humanos). A atividade é voltada para veterinários, estudantes, profissionais da área de saúde animal, além de interessados em geral.
“A iniciativa fortalece a saúde pública, já que veterinários desempenham papel de operacionalização do controle da raiva. Enquanto Vigilância em Saúde, a FVS-RCP contribui com o debate, investindo em educação em saúde, além de monitorar o cenário epidemiológico da doença e coordenar estratégias de mitigação”, destacou a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.
O diretor de Planejamento, Emergências em Saúde Pública e Ações Estratégicas da FVS-RCP, Augusto Zany, enfatizou a relevância da educação em saúde para fortalecer a vigilância epidemiológica da raiva. “Veterinários capacitados contribuem significativamente para a identificação rápida de sintomas em animais e reportar os casos, favorecendo a prevenção da transmissão para humanos”, disse.
Segundo o gerente de zoonoses do Departamento de Vigilância Ambiental da FVS-RCP, Deugles Cardoso, 85% dos municípios do interior do Amazonas atingiram a meta de cobertura de vacinação antirrábica em 2024. “A vacinação antirrábica é operacionalizada pelos municípios. É extremamente importante que tutores de pets levem o animal de estimação para vacinação”, enfatizou.
Mesa redonda
A mesa redonda “Raiva: Uma Questão de Saúde Única” contou com 120 participantes. “A raiva envolve muitas questões, de ordem ecológica, social e econômica. Por isso, reunimos palestrantes da área animal, humana e ambiental para apresentar suas formas de atuação, suas informações e interagir com o público”, destaca a coordenadora e uma das palestrantes da iniciativa, Paula Araújo, da Adaf.
A atividade contou ainda com os seguintes palestrantes: Arthêmio Reis, da Adaf, e Alessandra Nava, do Instituto Leônidas & Maria Deane da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz Amazônia). A mediação foi realizada por Julciléia Faria, também da Adaf.