GERAL/Saúde divulga cenário de arboviroses no Amazonas nesta quinta-feira(17)

No total, 12.769 casos suspeitos foram notificados este ano…

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), divulgou, nesta quinta-feira (17/07), o Informe Epidemiológico das Arboviroses no Amazonas. O levantamento está disponível no site da fundação (www.fvs.am.gov.br).

No Amazonas, no período de 1º de janeiro até o dia 17 de julho, foram 12.769 casos suspeitos de arboviroses notificados, dos quais foram confirmados, por critério laboratorial ou clínico-epidemiológico: 3.520 casos de dengue, 98 de chikungunya, 57 de febre de Mayaro, 13 de zika, e nenhum caso confirmado de febre Oropouche. Foram confirmados dois óbitos por dengue. Os dados constam no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) e no Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL).

Na lista de municípios do Amazonas com maior número de casos notificados para arboviroses de 1º de janeiro a 17 de julho de 2025, estão: Manaus (2.636), Jutaí (940), Atalaia do Norte (907), Envira (852), Eirunepé (783), Guajará (695), Tefé (679), Ipixuna (647), Tabatinga (605), Benjamin Constant (504), Manacapuru (440) e Presidente Figueiredo (387).

Rede de Assistência Estadual

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) destaca que, em casos leves, deve-se buscar atendimento em Unidades Básicas de Saúde (UBS), coordenadas pelas Secretarias Municipais de Saúde. São sinais de risco para dengue: alteração da pressão arterial, dor abdominal e sinais de hemorragia (derrame ocular e sangramento de gengiva). Em casos graves, a orientação é buscar atendimento em unidades de emergência. A SES-AM conta com equipes capacitadas para prestar total assistência.

Prevenção

A melhor forma de evitar as arboviroses é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação de mosquitos transmissores das doenças.

Além dessas medidas, a prevenção contra a Febre Oropouche envolve, ainda, evitar adentrar em locais de mata e beira de rios (principalmente entre 9h e 16h), limpeza de quintais, evitando o acúmulo de matéria orgânica e, quando possível, recomenda-se o uso de repelentes. No Amazonas, 44 cidades disponibilizam a vacinação contra a dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.(FOTO: Divulgação/FVS-RCP)