GLOSSÁRIO DA PANDEMIA – Por Felix Valois

Advogado Félix Valois(AM)

Boiada – Conjunto de projetos de lei, agressivos ao ambiente, que o ministro Sales queria aprovar, valendo-se dos transtornos do momento.

Coronavírus – Abomináveis criaturas, invisíveis a olho nu. Dotadas de complexo de inferioridade, deliberaram empreender uma cruzada com o objetivo de colocar de quatro a espécie humana, sem diferença de raça, sexo ou credo. Estão conseguindo.

Covid-19 – A doença causada pelo vírus. Além de chata pode ser mortal.

Cloroquina – Medicamento misterioso, possivelmente descoberto pelo mago Merlin, cuja aplicação aos vitimados pelo corona é altamente recomendada pelo presidente da República. Desde que sejam militantes da direita (Ver: “tubaína”).

Curva – Figuração gráfica que demonstra o avanço da doença. Segundo os especialistas, precisa ser urgentemente achatada para aprender a andar em linha reta, sem o que nós é que estaremos nos curvando.

Comorbidade – Palavra pernóstica. Parece indicar que, estando o infeliz acometido de outras doenças, fica facilitado o trânsito e o desenvolvimento do covid.

Espirro – Manifestação perigosíssima do aparelho respiratório. Um só espirro pode conduzir milhões de vírus. Por isso, o anão Atchim foi colocado em isolamento num presídio de segurança máxima e, dizem, está morrendo de saudade da Branca de Neve.

Filme pornô – Reunião ministerial. Foi filmada em locação no Palácio do Planalto. Com direção e estrelato de Bozo (ver), teve a participação de Weintraub, o “impreCionante”, de Sales Boiada e de Damares Goiabeira, em papéis coadjuvantes.

Gel – Forma de álcool antigamente usada para facilitar o acendimento das churrasqueiras. Hoje, é mais procurado que cerveja. Mas, cuidado: não vá ingerir. Use apenas nas mãos e longe do fogo. Dizem que ele embriaga o vírus, deixando-o numa ressaca irrecuperável e totalmente inofensivo.

Grupo de risco – Conjunto de pessoas que exercem especial atração aos olhos do corona. Entre os seus integrantes, destacam-se os velhos que, além de o serem, agora ainda estão sob os olhares concupiscentes do vírus. Égua! T’arrenego.

Isolamento – Forma de prisão domiciliar recentemente criada, como parte da reforma virótico-penal. Apresenta-se na forma horizontal, em que todos devem buscar os locais isolados, e na vertical, em que só os velhos são trancafiados. Isso é que implicância com a velhice. Parece até inveja.

Jair – Também conhecido como Bolsonaro ou, simplesmente, Bozo. Presidente da República. Amigo íntimo do vírus, a ponto de com ele conviver sem usar nenhum tipo de

proteção. Sendo atleta, seu pareceiro, o vírus, não conseguiu lhe causar nem mesmo uma gripezinha. Recomenda-se consultar no dicionário adequado a sinonímia de “grosseiro”, “mal-educado” e “prepotente”.

Live – Frescura. Para que essa palavra inglesa? Ficam gravadas no Youtube e são supostamente destinadas a entreter o público durante o isolamento. Fuja às léguas das que apresentarem dupla sertaneja, axé ou funk. Não ajudam em nada e ainda poderão ser usadas como atestado de idiotice para os que as tiverem visto. Vale a pena ver as do Rinaldo Buzaglo.

Ministério da Saúde – Lugar que não pode, em hipótese nenhuma, ser ocupado por quem entenda de medicina. Mandetta e Teich que o digam. Agora, transformado em quartel, está completamente perdido, não sabendo fazer nem conta de somar.

Netos – Criaturas humanas que têm um avô e uma avó ou, pelo menos, um dos dois. A proibição de netos e avós se abraçarem e beijarem já foi reconhecida pela Organização Mundial de Saúde como a maior sacanagem decorrente da pandemia.

Pia – O local mais frequentado da atualidade. Lá é que, a todo momento, temos que fazer uso do sabonete líquido e de dezenas de litros de água porque, não conhecendo o vírus princípios elementares de higiene, é com ela incompatível.

Tosse – Parenta mais velha do espirro. Tão perigosa quanto seu primo, se inevitável deve ser praticada em cima do cotovelo, que, por sua vez, nunca imaginou ter essa função.

Tubaína – O mesmo que cloroquina, só que destinada aos militantes da esquerda, segundo a recomendação do Bozo.

Vacina – Dolorosa interrogação.

Ventilador – Antigo aparelho movido à eletricidade e destinado a fazer circular o ar. Na sua feição moderna, tem a função de levar ar aos pulmões das vítimas do covid. O problema está na sua aquisição.

P.S – A coluna está aberta aos que quiserem contribuir para aumentar e melhorar este modesto glossário.(Félix Valois é Advogado, Professor, Escritor e Poeta – felux.valois@gmail.com)