Governador Wilson Lima participa da abertura oficial do 1º Seminário sobre Saneamento Ambiental no Amazonas, evento que ocorre nos dias 07 e 08 de outubro, no Centro de Convenções Vasco Vasques. Ele irá ministrar a palestra final do painel de abertura do evento, com o tema “As ações de melhorias dos indicadores do Saneamento no Estado do Amazonas”.
O Governo do Estado apoia a realização do evento, que contará com a presença do presidente nacional da Funasa, Ronaldo Nogueira, parlamentares, prefeitos, mais de 15 superintendentes estaduais da Funasa, além de representantes de outros órgãos.
Está confirmada a participação das secretarias estaduais de Infraestrutura (Seinfra), Meio Ambiente (Sema) e de Saúde do Amazonas (Susam), da Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama) e de Desenvolvimento (Ciama), além do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e Associação Amazonense de Municípios (AAM).
Com a realização do seminário, o objetivo é reforçar a troca de experiências entre agentes que podem unir forças e agilizar o processo de melhorias no saneamento básico/rural no Estado.
O evento será formatado em painéis que abordarão a qualidade e transparência do saneamento ambiental nos municípios, a qualidade dos projetos técnicos para a captação de recursos, regulação, sustentabilidade e novos negócios. A programação também contará com a realização de minicursos para controle de perdas de água e eficiência na captação de novos recursos.
Abertura – O painel de abertura do evento, além do governador Wilson Lima, contará com a participação do superintendente da Funasa no Amazonas, Wenderson Monteiro, que apresentará o tema “Os avanços do saneamento ambiental no Estado do Amazonas”. Em seguida, Ronaldo Nogueira apresenta o Plano Nacional de Saneamento Rural no Brasil.
Na solenidade de abertura do Seminário, a Funasa fará entrega de dois prêmios: O “Histórias de Sucesso”, que contará exemplos de comunidades atendidas pelo Salta-Z; e o prêmio “Parceiro Funasa”, que irá homenagear os municípios que mantêm boas práticas de gestão na busca pela universalização do saneamento básico no Amazonas.