Governador Wilson Lima discute política do gás natural com ministro de Minas e Energia

Governador Wilson Lima reúne com ministro Bento Albuquerque sobre a política do Gás Natural/Fotos>Maurilio Rodrigues/Secom.

Durante agenda em Brasília, ontem, quarta-feira (16), o governador Wilson Lima esteve reunido com o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, para tratar da revisão da política do Amazonas para o segmento do gás natural. Atualmente, o Governo do Estado trabalha na construção de uma proposta com a participação de todos os setores envolvidos.

A comissão de estudos criada com essa finalidade já apresentou uma minuta de Projeto de Lei (PL) ao governador, que determinou uma análise do texto por especialistas externos, seguindo recomendação do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM).

Na reunião com o ministro Bento Albuquerque, Wilson Lima destacou a importância do diálogo permanente com o Governo Federal na questão do gás, levando em consideração as mudanças na política nacional para esse mercado, em discussão no Congresso Nacional.

“Estamos tratando disso de forma muito responsável, observando inclusive a questão tributária, porque o Estado do Amazonas não pode ter sua arrecadação afetada. Há cerca de três meses fiz contato com o ministro Bento para que ele disponibilizasse técnicos do Ministério de Minas e Energia para auxiliar nos trabalhos da nossa comissão de estudos, e essa parceria tem sido fundamental”, afirmou o governador.

Estímulo à economia – Além do mercado do gás natural, a retomada econômica do Amazonas no pós-pandemia foi um dos assuntos discutidos em reunião do governador com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, também nesta quarta-feira, em Brasília.

Na ocasião, Wilson Lima destacou os investimentos que o Estado tem feito em projetos e obras estruturantes, como a implantação do Distrito Bioagroindustrial da Amazônia (Biodarpe), no município de Rio Preto da Eva, e as obras de manutenção na rodovia AM-010.

“Nesta semana, definimos os próximos passos para avançarmos na criação do Biodarpe, que vai fomentar a bioeconomia naquela região, gerando mais emprego e renda. Esse é um projeto importante para transformar a AM-010 em um corredor de atividades econômicas, e por isso também estamos fazendo uma série de investimentos na rodovia”, disse o governador.