Governo do AM atua no crescimento da rede de abastecimento de GNV

FOTO: Divulgação/Cigás

Agora, são seis os pontos de abastecimento e outros dois passarão a funcionar em breve…

Através da Companhia de Gás do Amazonas (Cigás), o Governo do Estado está atuando na ampliação da rede de abastecimento de gás natural veicular (GNV). Mais um novo posto iniciou operação com o combustível, recentemente, ampliando para seis os pontos de abastecimento de GNV em Manaus.

“Essa ação faz parte da estratégia do Executivo estadual de garantir melhores condições aos motoristas que utilizam o gás natural veicular, que tem um menor custo em relação a outros combustíveis, contribuindo dessa forma para fomentar a cadeia do gás natural no Amazonas”, afirma o diretor-presidente da Cigás, René Levy Aguiar, ressaltando que a Companhia vem atuando em consonância com o estabelecido pelo Governo do Estado no Plano de Diretrizes e Estratégias para o Desenvolvimento Econômico Sustentável do Amazonas.

Localizado na avenida Mário Ypiranga (zona centro-sul de Manaus), o posto tem capacidade para atender em torno de mil veículos por dia, localizado em um ponto que possibilita a interligação de motoristas a diferentes zonas da cidade.

Ainda neste ano, a Companhia de Gás do Amazonas iniciará o fornecimento de GNV a dois outros postos de combustíveis, que estão em fase de preparação da infraestrutura interna. Porém, já se encontram interligados à rede de distribuição de gás natural (RDGN), que atualmente opera com 252 quilômetros de extensão. Um deles funcionará na avenida Cosme Ferreira, no bairro Coroado (zona leste). O outro está localizado na avenida Noel Nutels, bairro Cidade Nova (zona norte).

O diretor técnico-comercial da Companhia, Clovis Correia Junior, explica que a Cigás tem cumprido o seu papel de prospectar empreendedores interessados em investir em novos postos de abastecimento de GNV. Ele também salienta que é preciso uma demanda favorável e, em razão disso, a Companhia tem promovido campanhas de incentivo à conversão de veículos para o aumento da frota de carros adaptada ao uso de GNV.

Vantagens do GNV

Desde a sua implantação, no Amazonas, o gás natural veicular tem sido uma alternativa mais econômica em comparação com combustíveis líquidos (gasolina e etanol). Estudo da Cigás baseado na análise das variáveis preço e rendimento, feito a partir de levantamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), referente ao período de 18 a 24 de junho, indica que os motoristas amazonenses que rodam com GNV chegam a economizar 46% em relação à gasolina e 49% no comparativo com o etanol.

Outro aspecto que deve ser considerado é o ambiental, em razão de que o gás natural é o combustível fóssil menos poluente. O GNV também prolonga a vida útil do veículo porque não queima o óleo e nem produz impurezas no motor.

Soma-se a isso, a questão da maior autonomia, o que significa que os carros conseguem se deslocar mais, consumindo menos gás natural veicular. Nesse sentido, usando um metro cúbico de GNV o motorista pode se deslocar até 11 quilômetros com o seu veículo, enquanto que, com um litro de gasolina, faz dez quilômetros e com um litro de etanol, percorre sete quilômetros.