Governo do AM lança edital para criação da identidade visual de 125 anos do Teatro Amazonas

FOTOS: Michael Dantas

A Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC), está com o edital aberto para a criação da identidade visual de 125 anos do Teatro Amazonas. As inscrições são on-line e devem ser feitas até 31 de maio, no site agenciacultural.org.br.

O secretário Marcos Apolo Muniz destaca que o concurso faz parte da programação de aniversário, celebrado em 31 de dezembro, que, em 2021, vai contar com atividades sobre o maior patrimônio histórico do estado ao longo do ano. Ele explica que a proposta vem para reforçar o sentimento de pertencimento dos amazonenses pelo Teatro Amazonas e transmitir a pluralidade das atividades artísticas e culturais, difundidas pelo equipamento cultural.

“A identidade visual contemplada vai receber o prêmio de R$ 5 mil e deve apresentar valores que se traduzam em uma interpretação gráfica ou visualização estilizada e singular do nosso Teatro Amazonas, retratando a relevância como patrimônio histórico, a importância para o desenvolvimento, a promoção e a difusão das atividades artísticas e culturais no estado do Amazonas e na cidade de Manaus”, afirma o titular da pasta.

Marcos Apolo adianta que a marca escolhida vai ser uma ferramenta para as comemorações dos 125 anos de atividade e um item de souvenir do Teatro Amazonas. Ele conta, ainda, que o concurso vai ser realizado para pessoas naturais do Amazonas e cada proponente deve apresentar apenas uma proposta.

“Queremos ampliar a participação da sociedade civil nas atividades que envolvem a cultura no estado, em especial o Teatro Amazonas, que é a casa de todos nós”, comenta o secretário.

Poderão participar pessoas físicas e jurídicas, maiores de 18 anos, artistas locais, profissionais e/ou estudantes de artes, designer e publicidade.

Apresentação – A identidade visual deve ser apresentada em formato PDF contendo os seguintes itens: capa (proposta de identidade visual comemorativa dos 125 do Teatro Amazonas e nome do proponente); objetivo (o que o proponente busca com esta apresentação); referências (quais outros projetos o proponente usou para se inspirar); painel semântico (moodboard com elementos visuais nortearam o desenvolvimento da proposta); paleta de cores (quais as cores escolhidas para a identidade visual e seus motivos e significados, mostrando as versões RGB, com código hexadecimal, e CMYK); formas (quais as formas escolhidas para a identidade visual e seus motivos e significados); fonte (qual fonte foi utilizada no projeto e por quê); assinaturas (vertical, horizontal e outras, se houver); versões de cores (colorida, monocromática com escala de cinza, negativa e positiva, para todas as assinaturas apresentadas anteriormente); textura/pattern/padrão, aplicações (mockups de como a identidade visual desenvolvida pode ser aplicada nas redes sociais, banner, papel timbrado e souvenir); e o tamanho da apresentação não pode ultrapassar 15MB.

Cronograma – As propostas vão ser aceitas até 31 de maio. A primeira fase, de análise documental, está prevista para o período de 1 a 3 de junho, enquanto a segunda etapa, de análise das propostas da identidade visual, deve acontecer entre os dias 4 e 8 de junho.

O manual de identidade visual deve ser apresentado pelo proponente em até 30 dias após o resultado final, previsto para 15 de junho.