Governo do Amazonas, por meio da Afeam, disponibiliza palestra on-line de acesso ao crédito

A partir desta segunda-feira (23), o Governo do Amazonas, através da Agência de Fomento do Estado do Amazonas S.A. (Afeam), disponibilizará as palestras de acesso ao crédito e curso de gestão financeira, em parceria com o Sebrae/AM, em uma versão on-line. A iniciativa, que já estava em planejamento, foi antecipada para atender aos empreendedores que buscam financiamentos na sede da Agência.

A palestra de orientação ao crédito é o primeiro passo obrigatório para acessar a linha de financiamento “Microcrédito” da Agência. Realizada até o último dia 13 de março, o encontro presencial reunia cerca de 300 pessoas por semana na sede da Afeam em Manaus, que teve o atendimento presencial suspenso, de forma temporária, como forma de prevenção à transmissão do Coronavírus.

Para o diretor-presidente da Afeam, Marcos Vinicius Castro, disponibilizar a palestra de forma online agiliza o processo para quem busca o acesso ao crédito neste momento de possível instabilidade econômica no Estado.

Microcrédito – A linha pode chegar ao valor máximo de R$ 21 mil e busca incentivar o empreendedorismo em atividades produtivas com taxas de juros diferenciadas e ainda com bônus de adimplência aos que pagam em dia.

Passo a passo – Todo conteúdo da palestra e curso de gestão financeira estão disponíveis nos sites da Afeam e Sebrae/AM.

No banner “Agendamento” no site da Afeam, o proponente será direcionado para um pré-cadastro onde deverá ser informado “CPF” ou “CNPJ”. Em seguida, o internauta estará no ambiente virtual da Palestra (disponível PDF), onde deverá responder o questionário com aproveitamento mínimo de 60% das questões. Após a palestra e com o questionário aprovado, ele estará apto para participar o curso de gestão financeira do Sebrae.

1. Entrar no site da Afeam: www.afeam.am.gov.br
2. Clicar em Agendamento on-line
3. Consultar restrições nos sites Serasa Consumidor e Protestos (facultativo)
4. Enquadramento: Perfil do cliente x Linhas de financiamento disponíveis
5. Informações do programa
6. Agendamento
7. Palestra on-line Afeam
8. Questionário
9. Curso online no site do Sebrae (pessoa física e jurídica)

Ao final de cada participação, o cliente receberá o Certificado de participação das etapas obrigatórias e estará apto a aguardar a volta do atendimento presencial na sede da Afeam.

Marcos Vinicius explica que o cliente também poderá acessar o site da Afeam para providenciar a relação de documentos exigidos no processo de concessão ao crédito. “Neste momento, estamos adequando todos os nossos procedimentos para atender a todos os empreendedores que precisam do apoio financeiro para investir nos negócios, principalmente nesse momento de pandemia do novo coronavírus”, afirmou ele.