Governo do Estado ilumina Teatro Amazonas em lançamento do Outubro Rosa 2020

Através da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), unidade da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), o Governo do Amazonas abriu as atividades do Movimento Mundial Outubro Rosa 2020, na noite desta quinta-feira (1º/10), com uma live direto do Teatro Amazonas, que foi iluminado simbolicamente na cor rosa. A campanha alerta as mulheres com mais de 40 anos a realizarem, todos os anos, seus exames de mamografia.

Anualmente, 450 pessoas são diagnosticadas com o câncer de mama no Amazonas, segundo o diretor-presidente da FCecon, mastologista Gerson Mourão. O diagnóstico precoce, de acordo com o especialista, aumenta as chances de cura em até 100%. “Em países como o nosso em que a maioria dos cânceres já chega em estágio avançado, o autoexame é muito importante. A segunda medida é seguir a mamografia depois dos 40 anos. A grande chave se você quer salvar essa população é que mais de 60% da população tenha acesso à mamografia e com isso, você diminui as mortes em mais de 40%”, afirma.

Com o Outubro Rosa, o objetivo é alertar as mulheres, a partir dos 40 anos, a realizar a mamografia uma vez por ano. Este é o método indicado pelas entidades ligadas à causa como método de rastreio e diagnóstico precoce para os casos de câncer de mama.

Interior – A orientação aos municípios do interior é que utilizem as redes sociais para reforçar o cuidado com a saúde das mulheres, afirma a coordenadora estadual da Atenção Oncológica, enfermeira oncologista Marília Muniz.

“Esse é um movimento mundial que, em 2020, é diferente, atípico. Estamos chamando atenção de todos os gestores e profissionais da área de saúde para eles evitarem a disseminação do vírus. Como? Possibilitando as atrações, as programações, ou seja, os tipos de ações que não aglomerem pessoas. Eles devem utilizar principalmente a internet, os meios on-line, as webconferências, também seus movimentos sem a presença de pessoas, assim evitam aglomeração e o importante é ter cuidado e possibilitar às mulheres que precisam fazer o exame de mamografia ou ultrassonografia de mama e o acesso a esses exames, mas com cuidado”, explica.

A campanha – A campanha de 2020 tem o tema “Quanto antes, melhor! Três perguntas que salvam!”. Através de três perguntas, se pretende ajudar a salvar cada vez mais vidas. As perguntas são: Você tem observado suas mamas?; Você já marcou seus exames anuais?; e Você conhece os seus fatores de risco?

O Movimento Mundial Outubro Rosa é realizado, no Brasil, pela Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama) há 12 anos. No Amazonas, ocorre há 11 anos, sendo coordenado regionalmente pela Rede Feminina de Combate ao Câncer no Amazonas (RFCC-AM) e pelo Centro de Integração Amigas da Mama (Ciam). A FCecon é responsável por coordenar as ações nos municípios do interior.

A campanha tem ainda a participação da Sociedade Brasileira de Mastologia Seccional Amazonas (SBM-AM) e o apoio da Liga Amazonense Contra o Câncer (Lacc).

Além do Teatro Amazonas e FCecon, durante o mês de outubro, outros prédios receberão iluminação da campanha, como o Instituto da Mulher Dona Lindu, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), a sede do Governo do Estado, a Arena da Amazônia, entre outros.

Lives – No mês de outubro, a FCecon realizará uma série de lives, em seu canal no Facebook, com temas ligados ao câncer de mama, como prevenção, diagnóstico precoce, tratamento e a importância da boa alimentação e exercícios.