Governo entrega 03 Centros de Testagem e Aconselhamento no AM, em 2021

FOTOS: Herick Pereira/Secom e Roberto Carlos/Secom

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), inaugurou neste mês, em alusão à campanha Dezembro Vermelho, três Centros de Testagem e Aconselhamento (CTAs) em Manaus. O CTA da Policlínica Dr. José Lins, na zona oeste, iniciou a testagem rápida para sífilis, HIV e hepatites B e C, além de orientação acerca das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), nesta terça-feira (28/12).

Nos dias 21 e 22 deste mês, a SES-AM realizou a solenidade de inauguração de mais dois CTAs, nas Policlínicas Codajás, na zona sul, e João dos Santos Braga, na zona norte de Manaus. Com as entregas deste ano, subiu para nove o número de unidades da rede estadual de saúde que oferecem a testagem rápida para prevenção e controle das ISTs.

FOTOS: Herick Pereira/Secom e Roberto Carlos/Secom

A entrega do CTA da Policlínica Dr. José Lins foi realizada pela secretária de Assistência Especializada da Capital, da SES-AM, Carla Lemos, que ressaltou a importância de oferecer mais próximo da população atendimento para o diagnóstico e tratamento das ISTs.

O estudante Eduardo Alves Guimarães realizou o teste na policlínica e recebeu o resultado em 15 minutos após a coleta. “Eu me senti bem feliz. A testagem é rápida e o resultado sai na mesma hora. Tudo isso facilita o diagnóstico, caso algum paciente teste positivo para alguma dessas doenças”, disse.

Para a diretora da policlínica, Rosana Silva, é de grande importância a oferta do serviço de testagem de forma rápida. “A realização dos testes de forma acessível permite que a população obtenha mais informações para se proteger, ter o seu diagnóstico e fazer o tratamento quando assim for necessário. Ter uma equipe para passar todas as informações necessárias é a maior aliada à prevenção”, destacou a gestora.

O CTA disponibiliza para a população os testes de HIV, sífilis e hepatites B e C, além do serviço de aconselhamento e orientação para o acompanhamento na rede de saúde, para os casos positivos.

A equipe multidisciplinar que atua nos CTAs é formada por enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos e assistentes sociais da unidade, que passaram por treinamento para compreender os fluxos de atendimento, manuseio dos materiais e apoio psicológico, caso necessário, em casos de exames com testagem positiva.

Outros locais de atendimento – Na rede estadual de saúde, as unidades da capital que também fazem os testes sob livre demanda, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, são os CTAs na Policlínica Gilberto Mestrinho, na avenida Getúlio Vargas, 341, Centro; na Policlínica Antônio Aleixo, na rua Getúlio Vargas, Colônia Antônio Aleixo; no Centro de Atenção à Melhor Idade (Caimi) Ada Viana, na avenida Brasil, Compensa II; no Caimi André Araújo, na avenida Camapuã, Cidade Nova; na Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado; e na Fundação Hospitalar Alfredo da Matta.

Dezembro Vermelho – Entre as ações realizadas pela SES-AM no mês de conscientização sobre o combate ao HIV/Aids está a testagem itinerante na comunidade indígena Parque das Tribos, no estacionamento do Shopping Phelippe Daou, e no bairro Santa Etelvina, em Manaus. A iniciativa também foi realizada no município de Iranduba (a 27 quilômetros da capital).

Além das testagens itinerantes, a programação incluiu a distribuição de mais de 400 mil preservativos masculinos e femininos.