Priorizando os confrontos de mata-mata, o Grêmio recebe nesta quarta-feira o Athletico-PR, às 20h30 (de Manaus), na Arena, pelo jogo de ida da semifinal da Copa do Brasil. O Tricolor Gaúcho pretende aproveitar o fator local e abrir vantagem na primeira partida.
O técnico Renato Portaluppi deve manter a base de time usado no triunfo sobre o Libertad-PAR pelas oitavas de final da Libertadores. A única alteração que pode acontecer seria a entrada de Diego Tardelli no lugar de André.
As duas equipes já se enfrentaram por quatro oportunidades no torneio. Os gaúchos levaram a melhor em três duelos, que foram nos anos de 1996, 2016 e 2017, enquanto os paranaenses eliminaram os gaúchos em 2013. Fora de campo, os dirigentes gremistas projetam a presença de mais de 45 mil torcedores.
Já o Furacão vira novamente a chave e, com o elenco descansado depois de ser poupado no final de semana pelo Brasileirão – tempo para se readaptar ao fuso horário local após a conquista da Levain Cup, no Japão – prepara força máxima para sua prioridade neste segundo semestre. O técnico Tiago Nunes não revelou o time, mas apenas uma dúvida resta na escalação.
Uma mudança é certa por conta do regulamento. O zagueiro Pedro Henrique, que não pode mais atuar na competição por já ter entrado em campo com a camisa do Corinthians, dá lugar a Lucas Halter. No meio-campo, a dúvida está entre a permanência de Nikão deslocado nas últimas partidas do time principal, ou a entrada de Bruno Nazário no setor. Dessa forma, Marcelo Cirino seguiria como titular no ataque, ao lado de Marco Rúben e Rony.
Passando por um momento de jejum, o artilheiro Marco Rúben tem boas lembranças da Arena. Foi lá que, em 2016, pela Libertadores, marcou o gol da vitória que levou o Rosário Central a avançar às quartas de final. “Me lembro bem, foi uma grande eliminatória. Tomara que eu possa repetir isso. Se não conseguir, vou me esforçar ao máximo em campo para ajudar a equipe. Tenho muita expectativa neste ano, nesta Copa. Estamos a poucas partidas de jogar uma final e de poder conquistar a Copa do Brasil”, concluiu o argentino.
Ficha Técnica
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre-RS
Data: 14 de agosto(quarta-feira)
Horário: 20h30 (de Manaus)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)
Assistentes: Alessandro Alvaro Rocha de Matos (Fifa-BA) e Rodrigo Figueiredo Henrique Corrêa (Fifa-RJ).
VAR: Rodrigo Nunes de Sá (RJ).
Grêmio: Paulo Victor, Léo Gomes, Geromel, Kannemann e Cortez, Maicon, Matheus Henrique, Jean Pyerre e Alisson, Everton e André (Diego Tardelli).
Técnico: Renato Portaluppi
Athletico-PR: Santos; Jonathan, Lucas Halter, Léo Pereira e Márcio Azevedo; Wellington; Bruno Guimarães, Nikão (Bruno Nazário); Marcelo Cirino, Marco Ruben e Rony.
Técnico: Tiago Nunes
Fonte: Gazeta Esportiva