Grupo é preso por atirar contra PM em região de garimpo na Terra Yanomami

Foto: Reprodução

Seis homens foram presos suspeitos de atirar contra policiais militares na região do rio Uraricoera, na Terra Yanomami, nessa quinta-feira (23). Entre os suspeitos estão um homem, de 50 anos, e cinco jovens, com idades entre 22 e 26 anos. No mesmo dia, hora antes, garimpeiros armados atacaram uma base de fiscalização do Ibama no território e um invasor foi baleado.

A prisão aconteceu por volta das 16h40, quando os policiais foram informados de que alguns suspeitos haviam atirado contra outra equipe da PM. Eles estavam em uma canoa e tentaram fugir.

Durante buscas pela região, os policiais perceberam uma movimentação em um bar localizado abaixo da ponte sobre o rio. O local é conhecido como ponto de embarque e desembarque de garimpeiros ilegais.

Ao avistarem a presença dos policiais, quatro pessoas fugiram em uma canoa. Outra embarcação, com os jovens de 26, 25 e 24 anos, foi detida pela equipe policial.

Além deles, o homem, de 50 anos, e outros dois jovens, foram presos. Os suspeitos estavam em uma caminhonete, que transportava um quadriciclo e um motor de embarcação.

A ação aconteceu no mesmo dia em que garimpeiros armados furaram o bloqueio de fiscalização na Terra Indígena Yanomami e atiraram contra agentes do Ibama. Os ficais revidaram e um dos invasores foi baleado.

O Ibama informou que os criminosos atiraram contra agentes do órgão que haviam abordado uma das embarcações. Os criminosos desciam o rio Uraricoera em sete “voadeiras” de 12 metros carregadas de cassiterita.

O carregamento de minério roubado da terra indígena foi identificado por drones operados pelo Ibama. Após o ataque, os criminosos fugiram e o garimpeiro baleado, Gelso Barbosa Miranda, de 32 anos, foi preso pela Polícia Federal no Hospital Geral de Roraima (HGR).

O ponto de fiscalização fica na comunidade indígena de Palimiú. A segurança da base, instalada no último dia 7, é feita por agentes da Força Nacional de Segurança Pública, da Polícia Rodoviária Federal e do Ibama.(g1)