Lewis Hamilton foi punido para o GP da Áustria, com o atual campeão perdendo três posições no grid de largada, derrubando-o para quinto, atrás de Lando Norris.
Os comissários imediatamente sinalizaram que eles iniciariam uma investigação sobre o incidente assim ele aconteceu. Kimi Raikkonen, que estava em volta rápida no Q2, estava planejando passar o lento Hamilton na Curva 3. No entanto, o britânico estava na linha de dentro e não diminuiu o suficiente para Raikkonen passar antes da virada.
Raikkonen teve que fazer uma manobra evasiva e estragou a sua volta rápida, mostrando o dedo do meio para Hamilton quando o passou.
Os fãs imediatamente compararam a situação à temporada passada, quando Sebastian Vettel fez uma coisa muito similar ao Carlos Sainz Jr. durante a qualificação no Red Bull Ring, e o alemão foi penalizado naquela oportunidade.
Originalmente qualificado em segundo, Hamilton agora cai para quinto, atrás de Norris, da McLaren, promovendo Max Verstappen para a primeira fila ao lado do pole-position Charles Leclerc.(Terra)