A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) iniciou nesta quinta-feira (02/01), a primeira fase de avaliação de desempenho individual, criada pela gestão da instituição com foco em resultados que incluem desde avanços no atendimento ao público até o melhor aproveitamento dos servidores dentro da capacidade de cada um.
Chamado de H-Perspectiva, o sistema de avaliação propõe um formato de avaliação 180º, de modo que cada servidor é avaliado por seu superior, seu grupo de trabalho e autoavaliação. Todos os servidores participarão como avaliadores e avaliados anualmente. A ferramenta foi desenvolvida pelo Departamento de Recursos Humanos e pelo Departamento de Sistemas da própria instituição.
“Esse tipo de ferramenta de gestão é aplicada em grandes entidades públicas e privadas mundo afora e tem reflexos importantes no fluxo de trabalho, qualidade do serviço prestado, feedback individual, além de melhorar o clima interno, porque os líderes estão se propondo a escutar seu time”, destacou a diretora-presidente do Hemoam, Socorro Sampaio.
O H-Perspectiva do Hemoam foi concebido numa interface moderna, por meio da qual os questionários podem ser acessados e respondidos de qualquer lugar, de qualquer dispositivo fixo ou móvel com acesso à internet. A ferramenta tem um ambiente seguro, no qual as respostas e a identidade do avaliador serão mantidas em sigilo e passarão por análise de uma comissão criada para garantir o viés técnico e profissional.
Entre os principais fatores analisados estão: conhecimento e habilidades, liderança e aspectos comportamentais. Após a avaliação, cada servidor poderá visualizar sobre seus pontos fortes e fracos.