Hércules da FAB com vacinas aterriza a Manaus às 18h40 de hoje(18)

Em continuidade aos transportes de vacinas iniciados nesta segunda-feira (18), o C-130 Hércules decolou da Ala 1 – Base Aérea de Brasília (DF) com destino a Manaus (AM) às 15h50 (horário de Brasília) e tem previsão de chegada ao destino às 18h40 (horário local).

A previsão de chegada das aeronaves da FAB será divulgada à medida que as aeronaves decolarem no decorrer desta segunda-feira (18), podendo ser acompanhadas em https://twitter.com/fab_oficial e nos canais oficiais da FAB.
C-130

O Ministério da Saúde começou neste domingo (17) o processo que levará aos estados e Distrito Federal 6 milhões de doses da vacina do Instituto Butantan contra a Covid-19. As doses estão no Departamento de Logística em Saúde (DLOG), em São Paulo.

“Nesta segunda-feira, às 07h00, a distribuição das vacinas irá para todos os estados brasileiros, para que cada governo possa dar início ao plano de vacinação. O DLOG vai fracionar, agora, as quantidades corretas para cada estado. A Força Aérea Brasileira vai fazer a entrega nos pontos focais. A partir daí, os estados fazem a distribuição local”, explicou o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello.

O governador do Amazonas, Wilson Lima, recebeu, hoje as primeiras doses da Coronavac, a vacina contra Covid-19 que está sendo distribuída pelo Ministério da Saúde a todo o país. O estado contará com 256 mil doses do imunizante para aplicação no grupo prioritário da população.

Doses

Uma solenidade de entrega do imunizante desenvolvido por pesquisadores do Instituto Butantã foi realizada no Centro Logístico do Sistema Único de Saúde (SUS), em Guarulhos (SP), pelo Ministério da Saúde. Em Manaus, a imunização deve iniciar até esta terça-feira (19/01) pela manhã.

“A divisão de quantas doses vão para cada região já foi feita. O estado do Amazonas vai ficar com 256 mil doses, nesse primeiro momento, e mais 50 mil doses do governo de São Paulo. Essa é a esperança para que a gente comece a voltar nossa vida à normalidade, principalmente nosso estado, que está sendo muito afetado pela Covid-19. É uma mensagem de esperança, de luta. Estamos em uma guerra e é preciso que todos estejamos empenhados nesse propósito”, disse Wilson Lima.

“O início da vacinação não nos desobriga a continuar com o uso de máscara, as medidas de prevenção e afastamento social. Continuaremos vivendo dessa forma até ter a pandemia controlada”, alertou Pazuello.

Logística

A logística de distribuição das vacinas será realizada por aviões e caminhões, compondo estes últimos uma frota de 100 veículos com áreas de carga refrigeradas, que até o final de janeiro aumentarão em mais 50. Toda frota possui sistema de rastreamento e bloqueio via satélite.

O Ministério da Saúde terá o apoio da Associação Brasileira de Empresas Aéreas por meio das companhias aéreas Azul, Gol, Latam e Voepass, para transporte gratuito da vacina Covid-19 às unidades federadas do país que necessitam do transporte aéreo para a chegada das doses. Vale reforçar que o Governo Federal transportará as vacinas aos estados, que farão a distribuição aos municípios junto com o Ministério da Defesa.(Portal Marcos Santos)