Homem que matou filha e marido dela em SC já havia sido condenado por estupro contra a jovem

Ewerton e Poliana Oliveira/Foto: Redes Sociais

O homem de 45 anos que matou a própria filha, de 24 anos, e o companheiro dela, de 30, em Galvão, no Oeste de Santa Catarina, já havia sido condenado a 37 anos de prisão por estupro contra a jovem, informou o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC). Ele aguardava em liberdade a expedição do mandado de prisão.

Autor dos crimes, Antônio Marcos Pereira de Oliveira, também foi morto na ocorrência. Ele invadiu a casa onde estava o casal na madrugada de 1º de maio, segundo a Polícia Civil, e disparou contra os moradores. Poliana da Silva de Oliveira e Ewerton Bett de Oliveira morreram no local.

Conforme o TJSC, o homem havia sido condenado a 90 anos de prisão em março de 2022 pelo abuso sexual da filha, mas a pena baixou para 37 anos após recorrer da decisão.

Ele entrou com um novo recurso, conforme o TJSC, que não foi reconhecido pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e Superior Tribunal de Justiça (STJ).

O processo, que está em segredo de Justiça, voltou à comarca de origem em 12 de abril de 2023, onde entrou para a fila de expedição do mandado de prisão.

Segundo o delegado Roberto Marin Fronza, o crime teria sido motivado por vingança.

“Pelas informações colhidas no local, tudo indica que o autor foi até lá por ter sido processado por sua filha por estupro”, disse.
Na residência havia mais três pessoas. Duas ficaram feridas e foram levadas ao hospital. Uma delas, ainda não identificada, revidou os tiros e baleou Antônio, que também morreu.

Ocorrência

Segundo o investigador, Poliana e o companheiro estavam na casa dos pais de Ewerton quando foram atacados.

Se presume que as vítimas acordaram quando o autor quebrou a janela para invadir a residência, por volta das 5h20, quando houve a troca de tiros. O casal morreu no local. Antônio chegou a ser levado à UPA, mas não resistiu aos ferimentos.

“A gente constatou naquele primeiro momento é que houve uma troca de tiros entre os que foram atingidos e esse homem que teria entrado na residência. A quinta pessoa era a mãe do genro morto, que provavelmente não foi alvejada porque ficou escondida”, relatou.

O pai e irmão de Ewerton foram levados à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Galvão e, posteriormente, transferidos a um hospital da região. Até a última atualização do caso, não havia informações sobre o estado de saúde ou dados dos dois feridos.

Pai matou filha e genro por vingança por causa de processo de estupro
Pai mata filha e genro a tiros, deixa dois feridos e é morto após invadir casa

A cidade de Galvão está localizada a 580 quilômetros de Florianópolis, Capital de Santa Catarina, e tem cerca de 2,7 mil habitantes. O município ocupa uma área de 139 quilômetros quadrados e faz divisa com Domingos, Jupiá, Coronel Martins e Novo Horizonte.(g1)