Hospital Delphina Aziz e UPA Campos Sales homenageiam pacientes na chegada do Natal e Ano Novo

FOTO: Francisco Chagas/Ascom INDSH

Coral formado por colaboradores das duas unidades de saúde do Estado cantaram para pacientes presentes…

O Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz e a Unidade de Pronto Atendimento Campos Sales realizaram o evento “Cantata de Natal” nas duas unidades de saúde do estado que compõem o Complexo Hospitalar Zona Norte (CHZN). As apresentações ocorreram nesta semana, como parte das festividades em comemoração pela chegada do Natal e Ano Novo.

Na quarta-feira (21/12), o evento ocorreu em uma das recepções do Hospital Delphina Aziz e contou com a participação dos colaboradores que se apresentaram em forma de grupo musical em homenagem aos colegas, pacientes e acompanhantes presentes na unidade hospitalar.

Este é o segundo ano que a instituição promove o evento, a primeira vez tendo sido em 2020. No ano de 2021 não foi possível o coral se apresentar.

A diretora executiva do CHZN, Cínthia Rodrigues, pontuou que a volta das apresentações é também uma forma de agradecimento pela dedicação aos colaboradores das duas unidades.

“Este ano ele voltou (o coral) porque é um momento em que eles falam para os pacientes em forma de músicas, palavras que muitas vezes a gente não consegue expressar no dia a dia, e também é um agradecimento nosso aos colaboradores por todo o trabalho desempenhado na unidade. A gente cuida de quem cuida. A partir do momento em que a gente agradece aos nossos colaboradores, a gente está cuidando dos nossos pacientes”, assinalou.

A moradora do bairro Aleixo, Thaysa Cristina, de 16 anos, aguardava atendimento na recepção do hospital Delphina Aziz e relata que foi emocionante assistir ao coral. Para a paciente, a iniciativa poderia ser adotada também por outras instituições, principalmente nesta época de pandemia, pois traz alento a quem está passando por algum problema de saúde.

“Eu gostei muito de ver eles aqui reunidos, mesmo porque as pessoas ficam mais sentimentais nessa época, e com essas iniciativas elas se sentem mais tocadas, se sentem mais felizes”, contou.

UPA Campos Sales

Na quinta-feira (22/12) foi a vez da “Cantata de Natal” ser realizada na UPA Campos Sales. O coral se apresentou na unidade de saúde para os colaboradores e pacientes.

“Esse projeto tem sido bem importante para incentivar nossos colaboradores, gerou um espírito de unidade, todos ficaram bem dedicados, felizes em participar. E claro, o nosso paciente, o nosso público final, recebeu com muito carinho”, contou Janaína Paulo, gerente administrativa da UPA Campos Sales.

“Esse é o intuito, gerar um momento de alento, de calma, nesse período de Natal, em que todos estão sensíveis, precisando mais e mais serem acolhidos. O projeto tem essa finalidade, acolher o nosso paciente e mostrar que o nosso trabalho tem o objetivo sempre de gerar o bem-estar deles”, complementou Janaína.

Paciente em atendimento na UPA 24h, Rosilene Lima Farias, 39, moradora do bairro Lago Azul, compartilhou da emoção de estar presente durante a apresentação do coral.

“Tanta coisa que está acontecendo e a gente precisa de coisas que nos animem, que nos coloquem pra cima, são tantas enfermidades. Achei muito importante isso de estarem levando um pouco de conforto para as pessoas, fiquei emocionada de verdade, achei muito legal mesmo. As pessoas estão carentes de amor, de carinho, não só nessas épocas festivas, e isso tem que ser semeado”, relatou.

Os eventos contaram com a colaboração da empresa gestora de serviços não clínicos e de infraestrutura em hospitais públicos e privados Opy Health, com o apoio do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), responsável pela gestão do CHZN.