Hospital Francisca Mendes, em Manaus, ganha novos leitos pediátricos na ala semi-intensiva

Secretário Anoar Samad, acompanha a entrega/FOTOS: Lucas Silva/SECOM

No aniversário de 23 anos da Fundação Hospital do Coração Francisca Mendes (FHCFM), o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), realizou a entrega de cinco novos leitos de Unidade de Terapia Semi-Intensiva Neopediátrica. A medida atenderá o centro cirúrgico, ampliando a capacidade de assistência da unidade hospitalar.

Os cinco novos leitos são voltados para crianças e adolescentes com algum tipo de cardiopatia. Com a inauguração, a fundação, que é referência em cardiologia no Amazonas, sairá de cinco leitos de unidade de terapia semi-intensiva para dez leitos, dobrando a capacidade de atendimento para pessoas de 0 a 14 anos.

O secretário de Saúde do Estado, Anoar Samad, destaca que a ampliação é uma determinação do governador Wilson Lima dentro dos investimentos na rede de assistência. No Hospital Francisca Mendes, ele afirma que os leitos receberão pacientes de forma imediata.

Novos equipamentos entregues/FOTOS: Lucas Silva/SECOM

“Nós temos crianças internadas em unidades da rede, temos crianças em prontos-socorros, em maternidades, esperando leitos aqui no Francisca Mendes, principalmente leitos semi-intensivos ou intensivos. Claro que qualquer ampliação faz uma diferença imensa dentro da rede e para a saúde dessas crianças”, disse o secretário Anoar Samad.

Ampliação

Para possibilitar a abertura, foi realizada a reforma e ampliação na clínica pediátrica, com rede de gases e manutenção estrutural dos espaços, além da reorganização de profissionais da rede de saúde e melhor dimensionamento de profissionais na unidade. A FHCFM garantiu, ainda, a reorganização e recuperação de equipamentos e acessórios pediátricos da rede.

“Nós conseguimos dobrar o número de leitos semi-intensivos neopediátricos para que possamos ampliar o número de cirurgias cardíacas e, inclusive, dar uma melhor qualidade na assistência às crianças, que são identificadas e diagnosticadas com qualquer tipo de cardiopatia. Isso é um avanço do Governo do Estado, da Secretaria de Saúde, que hoje tem o Francisca Mendes como uma das unidades prioritárias”, afirmou a diretora-presidente da FHCFM, Nayara Maksoud.

Simpósio

Nesta quarta-feira (22/06), a FHCFM realiza o simpósio que vai celebrar os 23 anos da unidade. Com a temática ‘Integrando saberes na construção do conhecimento’, o evento destaca a atuação de profissionais e pesquisadores da unidade, que é centro de referência em cardiologia e suas subespecialidades.

A diretora-presidente da FHCFM, Nayara Maksoud, destacou que tanto a entrega dos leitos como o simpósio são importantes para dar mais visibilidade à unidade como um hospital de ensino e pesquisa, que vai além da prestação da assistência de alta complexidade.

“A Fundação Hospital do Coração Francisca Mendes é um hospital de assistência, ensino e pesquisa, então nós temos hoje aqui como missão, além de prestar uma assistência de qualidade, é também garantir que novos profissionais sejam formados no estado e que assim a gente possa prover melhor saúde. Ampliar esses leitos para nós hoje mostra que estamos avançando na assistência de cardiopediatria”.