Idam realiza entrega de kits sementes e cartão do produtor primário, em Borba

Foto > Divulgação

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) em Borba, distante 151 quilômetros de Manaus, realizou a entrega de kits de sementes a 132 agricultores familiares, nos últimos 20 dias. Na ação também foram entregues 16 cartões do produtor primário.

As entregas aconteceram nas comunidades de São José, Puruzinho e nos distritos de Axinim e Caiçara. No kit estão inclusas sementes de milho, feijão caupi, hortaliças em gerais, mamão e maracujá.

O trabalho da unidade local do Idam, em Borba, foi realizado em parceria com a Prefeitura Municipal e Associação Comunitária Agrícola Unificada do PDS Axinim e Ararunim (Ascomava).

De acordo com o gerente da unidade local, Aguinaldo Rodrigues, a entrega terá continuidade nesta semana, completando o total de 200 kits. “A entrega é de suma importância para os agricultores, uma vez que estão sofrendo com a enchente e a várzea já está afetada. A perda de produção está grande”.

Cartão – O Cartão do Produtor é destinado para a pessoa física que exerça a atividade de produção rural. Entre as vantagens estão a isenção do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na aquisição de insumos, máquinas e equipamentos para o uso na produção de atividades agropecuárias, pesqueiras e florestais no Amazonas; e dispensa da cobrança de ICMS antecipado nas aquisições de insumos agropecuários, em outros estados.