O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), órgão da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), assinou Termo de Cooperação Técnica com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para capacitação de extensionistas (técnicos do Idam que fazem extensão rural) e produtores, além de atualização dos sistemas de produção e realização de estudos das principais atividades agropecuárias no Estado do Amazonas.
A assinatura aconteceu durante reunião, na manhã de ontem, sexta-feira (25), na sede da Embrapa, na AM-010. “Esperamos estreitar a relação de parceria com a Embrapa. Este é o primeiro de muitos outros que pretendemos realizar nesta administração”, afirmou a diretora-presidente do Idam, Eda Maria Oliva.
Segundo o secretário da Sepror, Petrúcio Magalhães, esta foi a primeira de uma série de reuniões com instituições de pesquisa, com o objetivo de levar conhecimento e tecnologia para os produtores. “Não podemos pensar em uma mudança no campo sem pensar na pesquisa e na extensão. A ideia é colocar todo esse conhecimento tecnológico a serviço da produção rural, garantindo aumento da produção de forma sustentável”, ressaltou Petrúcio.
Na ocasião, o chefe-geral da Embrapa, Celso Azevedo, apresentou as principais pesquisas da instituição no Amazonas. Foram detalhadas as 12 cadeias produtivas: cupuaçu, açaí, banana, citros, olericultura, pecuária, feijão caupi, guaraná, abacaxi, piscicultura, seringa e pecuária.
Pelo Sistema Sepror, também estiveram presentes na reunião, o diretor-presidente da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf), Alexandre Araújo; e o diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), Flávio Antony Filho.
O superintendente regional do Ministério da Agricultura, Guilherme Pessoa; o presidente da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), Merched Chaar; e o presidente da Federação da Agropecuária (Faea), Muni Lourenço, completaram a lista de autoridades.