Inaugurada a miniusina geradora de oxigênio na FCecon para auxiliar na demanda pelo insumo na unidade

FOTOS: Arthur Castro/Secom

Uma miniusina geradora de oxigênio com capacidade de produção de 27 metros cúbicos por hora foi inaugurada, na manhã desta quinta-feira (11/02), pelo Governo do Amazonas, na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon). O equipamento instalado na unidade é uma doação da campanha SOS AM, composta por grupos da sociedade civil e empresários, e irá somar no atendimento da demanda do insumo na fundação.

O início do funcionamento foi marcado, de forma simbólica, pelo desmanche do laço de fita pela equipe da FCecon, representantes da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e colaboradores da campanha SOS AM. Segundo o diretor-presidente da fundação, Gerson Mourão, a miniusina será um suporte adicional do insumo para a unidade, que atualmente possui um tanque de oxigênio com capacidade de 9.700 metros cúbicos instalado nas dependências do local.

FOTO: Arthur Castro/Secom

“Ela tem uma vazão muito boa para dar uma sustentabilidade ao nosso trabalho e segurança. Tanto é verdade que, com a presença dela e o reequilíbrio do oxigênio hoje, dentro do nosso sistema todo do estado, nós estamos voltando a operar nossas pacientes. Então, nós estamos fazendo um teste para ver como ela vai funcionar e provavelmente em dez dias nós já estamos a todo vapor trabalhando dentro da fundação”, explicou Gerson Mourão.

A representante da SOS AM, Mirela Hoenicke, que esteve à frente da doação na articulação com o estado, explica que a mobilização foi feita por meio da campanha para contribuir com a sociedade amazonense no atual cenário da Covid-19 e destaca que a FCecon foi escolhida para receber o equipamento em virtude do trabalho realizado para atender as pessoas com câncer.

“Nós entendemos que a usina em unidades de saúde faz com que o sistema seja abastecido, então você consegue ter a usina produzindo para um hospital, e a demanda de oxigênio para os outros também é reduzida. E nós escolhemos a Fundação Cecon como uma das que estão recebendo as nossas usinas, por conta do trabalho que é feito após essa crise da Covid”, disse Hoenicke.

Implantação de miniusinas – Devido ao agravamento dos casos de Covid-19, o Governo do Amazonas, em parceria com o Governo Federal, adotou um plano estratégico de instalação gradual de mais de 60 miniusinas em todo o estado para dar suporte à atual demanda de oxigênio, conforme explica o secretário executivo de Assistência da Capital da SES, Jani Kenta Iwata.

“Existe uma parceria do Ministério da Saúde, do Governo do Estado, empresários, ONGs, a Seinfra (Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus) coordenando todo esse processo de implantação de 69 usinas, em todo o estado. Isso inclui a capital e, sobretudo, o interior do Amazonas”, enfatizou.

Outras medidas – O secretário executivo de Assistência da Capital da SES esclarece também que, além da instalação de miniusinas, o governo tem atuado na distribuição de condensadores de oxigênio, cilindros e, ainda, na instalação de tanques com o insumo nas unidades, com objetivo de atender a demanda de leitos clínicos e de Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

“Com toda essa ação, a parte assistencial traz uma estabilidade para a rede assistencial, na parte hospitalar de leitos clínicos e de leitos de UTI. Então, com essas ações e o decréscimo da taxa de transmissão, a gente finaliza uma estabilização de uma provável redução dos casos”, concluiu.